O espumante Poty Lazzarotto brut, da Vinícola Araucária, de São José dos Pinhais, foi premiado com medalha de prata pelo VIII Brazil Wine Challenge.
O evento reuniu em Bento Gonçalves (RS) 53 especialistas nacionais e internacionais para avaliarem 623 amostras de vinhos e espumantes de dezessete países.
Elaborado pelo método champenoise com uvas chardonnay (70%) e pinot noir (30%), de vinhedo próprio da Araucária, o Poty Lazzarotto brut é um vinho espumante maduro e complexo.
Versátil, ele pode ser servido antes das refeições ou acompanhando entradas, saladas, quiches, pratos de sabor leve e delicado, como peixes e frutos do mar. É especialmente indicado para acompanhar aves de caça como perdizes.
A vinícola
Em São José dos Pinhais, a 40 minutos do centro de Curitiba, a Vinícola Araucária permite conhecer todo o processo de elaboração de um bom vinho.
Num terreno a 960 metros acima do mar foram plantados cinco hectares de vinhedos enfrentando o desafio de vencer o calor do dia e o frio da noite.
Optou-se por oito variedades de uvas trazidas da Europa, quatro francesas, sendo duas brancas (Chardonnay e Viognier) e duas tintas (Pinot noir e Cabernet Franc).
E duas italianas, Nebbiolo e Teroldelgo (tintas), além da produção de champagne pelo método Champenoise, o mesmo utilizado no nordeste da França.
Hoje, ali se produz o Angustifólia Cabernet Sauvignon, Angustifólia Merlot (cuja safra de 2010 foi agraciada com a medalha de ouro no GP Vinhos do Brasil 2015), Angustifólia Chardonnay, Gralha Azul Merlot, Poty Espumante Brut e o Poty Espumante Demi Sec.
Publicado no Aeroporto Jornal – julho/2016