Promovendo negócios e networking, terminou ontem, 10 de agosto, a 34ª edição do Encatho & Exprotel, em Florianópolis, Santa Catarina. Mais de quatro mil pessoas de 11 Estados, 225 cidades e dois países participaram do evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC). Rui Schürmann, diretor-presidente da Associação, afirmo que “vivenciamos um ambiente de troca de ideias e conhecimentos excepcional. Superou nossas expectativas. Esta edição foi mais do que um evento, foi um catalisador para a evolução da indústria hoteleira e turística”.
Nos três dias do evento, os participantes tiveram muito conhecimento compartilhado, tendências foram apresentadas e um foi descortinado um novo olhar para as inúmeras possibilidades no setor hoteleiro e de turismo no Sul do país.
Reposicionamento do turismo de Santa Catarina
O cenário catarinense atrai turistas e investidores, e o empenho do governo estadual ao criar a Secretaria do Turismo evidência o entendimento da magnitude e complexidade do setor. Pela primeira vez, Santa Catarina ganha um órgão dedicado exclusivamente ao turismo, reconhecendo que este setor é muito mais do que apenas lazer e entretenimento: é uma força econômica vital.
Em sua palestra, o secretário Evandro Neiva, disse que “pensamos no avanço do turismo. O turismo, esporte e cultura se complementam, mas no dia a dia cada um tem uma gestão muito diferente”.
Ao considerar o turismo como um negócio, uma fonte de oportunidades e empregos, ele reforçou a necessidade de uma sintonia precisa entre os setores público e privado: “O Encatho surge como um marco onde esta harmonização acontece, onde planejamentos governamentais e diretrizes privadas convergem para um objetivo comum que é o crescimento sustentável e bem-sucedido do turismo catarinense”.
Para Neiva, “o turismo em Santa Catarina cresceu muito nesses últimos anos, então você vê regiões que não trabalhavam muito no setor e hoje estão. Municípios que praticamente têm sua atividade econômica voltada para agricultura familiar e hoje estão atendendo como um município turístico. Isso tudo é muito novo. Por isso é importante mostrar Santa Catarina como um todo, o Estado completo e como o turismo hoje faz parte da governança, da promoção e da parte econômica do Estado”.
Turismo Pet Friendly: desafios e oportunidades
O Brasil é o terceiro país do mundo com o maior número de pets. Desde 2015, levantamento do IBGE mostra que existem mais pets do que crianças nos lares brasileiros. O número chega a mais de 149 milhões de pets. Os dados foram apresentados por Sharlene Irente no Encatho quando explicou o conceito de pet friendly: “É todo aquele animal de companhia, que vive em casa com você, dorme e participa do seu dia a dia. Não é o animal de estimação, que muitas vezes fica fora da casa ou na rua”.
Sharlene apresentou uma pesquisa da revista Forbes que mostra que o setor pet faturou R$ 52 bilhões nos dois anos da pandemia, representando crescimento de mais de 50%. Ela abordou os desafios e oportunidades que os estabelecimentos enfrentam ao se tornarem pet friendly, ainda mais por não existir uma legislação específica para o turismo Friendly, mas alertou para as políticas e regras necessárias para garantir a segurança e o conforto dos animais de estimação, bem como dos outros clientes. Além disso, a palestrante destacou como os estabelecimentos podem atrair e fidelizar clientes por meio de serviços pet friendly, e como essa estratégia pode ser benéfica para o setor de turismo e hotelaria como um todo.
“O cliente está cada vez mais exigente e aceitar é diferente de receber”, afirmou. Ela deu dicas do que é preciso para ser Pet Friendly: identifique seu público, compreenda o que ele deseja, desenhe a jornada do cliente, elabore sua política pet friendly, defina seus protocolos operacionais, faça adaptações necessárias no seu espaço, treine sua equipe, comunique todos os seus públicos, avalie e melhore, sempre.
Por último, mostrou outros dois dados interessantes aos participantes do Encatho. De acordo com a empresa Decode, as buscas online por “hotel pet friendly” cresceram 238% de 2020 a 2021. Já as informações do Booking.com revelam que 46% dos brasileiros vão escolher o próximo destino de férias baseado no quão Pet Friendly o destino é.
A missão de criar experiências inesquecíveis
Fazer turismo não é apenas sobre visitar um destino, mas sim vivenciar momentos únicos e marcantes. Esse foi o recado de Rafa Bridi em sua palestra no Encatho que ofereceu uma visão revolucionária sobre como as experiências são a espinha dorsal de qualquer empreendimento turístico de sucesso.
Bridi, empresário e visionário, tem como premissa fundamental de que as experiências inesquecíveis transcendem a mera localidade. Ele enfatizou que o sucesso não é um feito individual, mas um esforço coletivo de empresários que incentivam uma visão comum.
TURISMO: O desafio do pêndulo em Urubici
A conquista de seu próprio empreendimento, o Natural Extremo, em Urubici, no Planalto Serrano Catarinense, serviu como um farol, atraindo viajantes para a região e estimulando um mercado robusto, enraizado na qualidade superior de seus serviços. No entanto, as lições de Bridi não se restringem apenas ao incremento econômico. Ele afirmou que as experiências de qualidade proporcionadas pelos negócios turísticos vão além das expectativas dos visitantes. Cada investimento feito por um cliente em termos de tempo, finanças e energia, resulta em uma jornada muito mais rica e profunda. Através da oferta de experiências autônomas, os viajantes não apenas exploram o destino, mas também se envolvem com a cultura local, estabelecem conexões com outros empreendedores e estabelecimentos, e realmente imergem na essência da localidade.
Com apoio Assessoria de Imprensa ABIH-SC