Embarcar num cruzeiro marítimo tem sido cada vez uma proposta de viagens de brasileiros, seja pela comodidade de entrar num navio com uma infinidade de serviços à disposição, como pela oportunidade de visitar vários destinos numa viagem. São opções que vão de regiões geladas e intocadas às belezas da Amazônia e histórias da Europa.

Veja cinco dicas para escolher e planejar melhor sua viagem de cruzeiro:

  1. Defina quais países gostaria de explorar

Ter uma lista de países que deseja visitar é um excelente ponto de partida, pois pode restringir significativamente as opções.

A inspiração para definir a lista de desejos pode vir de várias maneiras: fotografias fantásticas da viagem do seu amigo, um filme ou até mesmo o interesse por algum fato histórico. Em um cruzeiro, é possível visitar vários países em uma única viagem, por isso ter a lista irá ajudar a encontrar a melhor opção.

  1. Época da viagem

As variações de temperatura de acordo com a estação proporcionam experiências muito diferentes.

Expedições para a Antártica, por exemplo, só podem ser feitas de dezembro a fevereiro. Já para o Ártico de junho a agosto.

Em uma navegação pela Europa é preciso estar atento: a primavera (de março a maio) traz cores excepcionais à medida que os campos ficam cobertos de flores desabrochando; é também uma temporada com menos multidões. Já no verão (junho, julho e agosto), os dias parecem mais longos e quentes, perfeitos para atividades ao ar livre e para desfrutar dos diversos festivais culturais que acontecem em todo o continente. As temperaturas tendem a atingir o pico em agosto, então se o viajante prefere clima quente e ensolarado, mas não quente, planeje viajar em junho.

O outono (setembro, outubro e novembro) tem tudo a ver com os tons quentes e terrosos das folhas que caem e com a diversão da Europa com menos multidões e temperaturas mais amenas. É uma das melhores épocas para visitar regiões vinícolas como Bordeaux, quando as vinhas estão em fase de colheita. E o inverno (dezembro) é uma época mágica com os tradicionais mercados de Natal em destinos como Áustria, Alemanha e Suíça. A partir de meados de novembro é possível conhecer os famosos Mercados de Natal europeus.

  1. Determine o tipo de experiências que gostaria de ter no seu cruzeiro

Atividades terrestres mais ativas ou moderadas, experiências gastronômicas, aulas de yoga ou programas de bem-estar. As opções são inúmeras, por isso é válido entender como gostaria de explorar a região que será visitada.

Em roteiros pela Amazônia Paraense, por exemplo, viajantes podem conhecer comunidades locais.

TURISMO: Aqui, um guia para cruzeiros fluviais e expedições

  1. Escolha da companhia

Cada companhia oferece um tipo de experiência, por isso é importante entender o tipo de serviço que o viajante gostaria de ter a bordo, quantos dias tem disponível para viagem e o valor do investimento por pessoa. Os roteiros são a partir de quatro noites e os preços variam de acordo com a empresa, categoria da cabine, destino e época do ano.

  1. Escolher o companheiro de viagem

Cada companhia atende melhor um tipo de viajante, por isso é importante ter em mente como gostaria de fazer a viagem: em grupos de amigos, casais, família (com ou sem crianças). Os cruzeiros oferecem diversas possibilidades.

As dicas são da Velle Representações que representa no Brasil da AmaWaterways e, também, as marcas fluviais Viva Cruises, Uniworld Boutique River Cruises, European Waterways, Kaiara, Le Boat, Avalon Waterways e Viking River Cruises; os marítimos de expedição Poseidon Expedition, Atlas Ocean Voyages e os small ships de alto padrão como Explora Journeys, Oceania Cruises e Regent Seven Seas Cruises e turismo com a Norwegian Cruise Line.

Com apoio Sorella Comunicação

Comentários

Leave A Comment