Já se foi o tempo de que lugar de animal de estimação era no quintal ou dentro de casa. Com a retomada das viagens, eles têm se tornado parceiros imprescindíveis para os seus tutores e, também, têm ganhado espaço cativo nas atividades turísticas nacionais. Prova disso é que 8 em cada 10 brasileiros planejam viajar com seus pets, segundo uma pesquisa realizada pelo site Hoteis.com e quase metade (46%) vão escolher o próximo destino de férias baseado no quão Pet Friendly ele é.
Nesse texto de Vitor Maciel, da Agência de Notícias do Turismo, você vai conhecer alguns destinos que têm se destacado na recepção e na atenção dada aos nossos bichos.
No Sudeste, duas cidades despontam quando o assunto é ser Pet Friendly: a capital Rio de Janeiro e a paulista Socorro.
HOSPEDAGEM: Accor tem mais de 300 hotéis pet friendly
A primeira cidade criou um selo que informa ao turista se o estabelecimento aceita animais. A iniciativa que começou nos hotéis da capital, já funciona em bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais. Segundo dados, mais de mil lugares já aderiram ao projeto.
Na cidade paulista de Socorro, todos os Parques de Aventura aceitam pets. Há diversas atividades de ecoturismo e de turismo rural para se fazer com eles, vários bares, restaurantes e lanchonetes já os recebem e o setor de hospedagem também oferece acomodações adaptadas para pessoas com pets.
Fortaleza, no Ceará, é outra cidade que estimula empreendimentos comerciais e turísticos a garantir uma relação saudável entre animais de estimação, clientes e colaboradores. Até março deste ano, diversos estabelecimentos adotaram o selo de adesão à iniciativa. Além disso, a cidade oferta serviços gratuitos para a saúde dos animais.
DICAS: Como fazer uma viagem com seu animal de estimação
Ainda no Nordeste, os viajantes podem encontrar diversos estabelecimentos que aceitam pets em Caraíva, Trancoso, Arraial D’Ajuda e Porto Seguro, na Bahia. A capital, Salvador, oferta ainda diversas atividades divertidas em pontos diferenciados, como praias, shoppings e parques.
No Centro-Oeste, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, foi eleita um dos cinco municípios em que podem ser encontrados estabelecimentos que aceitam pets. A capital sul-mato-grossense possui acomodações que aceitam os parceirinhos de viagem, além de bares, restaurantes e cafés que ampliam a oportunidade de passeios.
Em Goiás, diversos atrativos são ofertados, também, para eles. Em Corumbá (GO), o Salto do Corumbá oferta trilhas, banho de rio e um dia junto à natureza com o seu pet. Quando o assunto é hospedagens, Goiás Velho, Caldas Novas e a Chapada dos Veadeiros, despontam com os mais variados tipos.
E no Sul do país? Também temos diversas opções. A Serra Gaúcha possui atividades para quem viaja com pet nenhum botar defeito. O Bello Sapore Armazém Colonial, na região de Monte Belo do Sul, é um exemplo de espaço para curtir com o cachorro ou gato. O Valle Rústico, no Vale dos Vinhedos, é outro destino que precisa ser visitado. E como não falar de Gramado, na Serra Gaúcha? Com parques, restaurantes, cafés e hotéis, a cidade tem cada vez mais se equipado para acomodar animais de estimação. Além do verde das ruas, que convidam o turista a desfrutar o melhor do destino ao lado do seu companheirinho.
Para finalizar, não poderíamos esquecer do Norte do país. A capital amazonense sai na frente e oferta opções variadas onde os pets e os seus tutores podem aproveitar um ótimo passeio. Bares, shopping, restaurantes e flutuantes estão entre as oportunidades de passeio para os “doguinhos” e “felinos”.
Em Boa Vista, Roraima, não faltam hospedagens que acomodem o animal de estimação. Agora é aproveitar as dicas, e boas férias para você e o seu pet.