Em março de 2025 fizemos uma visita a Viña San Pedro no Vale de Cachapoal, Chile, para uma degustação de vinhos que gostamos muito: Cabo de Hornos, Sideral e Altair.
A bodega foi fundada em 1865 pelos irmãos Correa no Vale do Curicó.
Estes irmãos foram pioneiros em trazer variedades do Velho Continente para o Chile.
Agora, San Pedro é uma das vinhas mais importantes do Chile e uma das exportadoras mais renomadas com presença em mais de 80 países.
Em 2002 a Viña San Pedro fundou uma bodega especializada em vinhos de coleção. Este se encontra no Vale do Cachapoal, na região da Cordilheira dos Andes, em um ambiente muito bonito. Aqui são elaborados cinco vinhos de Altair, junto com Cabo de Hornos, Sideral, Kankana del Elqui e Tierras Moradas.

Tinto Cabo de Hornos 2020

Este vinho é elaborado 100% com uvas Cabernet Sauvignon.
O vinho é uma homenagem aos navegadores holandeses que descobriram o Cabo de Hornos, o lugar mais meridional de toda a América e um dos lugares mais imponentes da Terra pela ferocidade de suas águas e condições climáticas adversárias.
A admiração pelo caráter desses valentes exploradores, enfrentados nas ferozes condições do lugar, foi a inspiração para nomear este Cabernet Sauvignon de Viña San Pedro.
Cabo de Hornos, um Cabernet Sauvignon puro de grande caráter, proveniente do Vale do Cachapoal Andes, dos pés da Cordilheira dos Andes, homenageou esses navegantes com sua etiqueta de cartografia de navegação da época
O Cabo de Hornos tem teor alcoólico é de 14.6%.
Apresenta cor rubi profunda. Os aromas elegantes são de frutas negras maduras como amoras, cassis e mirtilos, com toques de tabaco e cedro.
Em boca é intenso, persistente e delicioso.
SAIBA MAIS: Vinhos chilenos
Tinto Sideral 2021

O Sideral é elaborado 73% com uvas Cabernet Sauvignon, 11% com uvas Syrah, 9% com uvas Carménère, 4% com uvas Petit Verdot e 3% com uvas Cabernet Franc.
Cada constelação reflete um equilíbrio perfeito, cuja magnitude é apreciada sob condições excepcionais como aquelas que oferecem os céus do Chile.
Sideral vem do latim “sideralis” que significa “constelação” e representa a harmonia exata entre as qualidades individuais das uvas e sua combinação perfeita, para um blend excepcional.
Sideral é a sinergia perfeita, uma constelação de sabor excepcional.
Este vinho tem teor alcoólico de 14,5%.
Apresenta cor rubi profundo. Os aromas são intensos de frutas negras como o cassis, com toques de cedro.
Em boca é fresco, com taninos redondos, bem estruturados e final persistente.
Este vinho é um dos preferidos da minha família e é muito saboroso. Veio na minha bagagem para o Brasil.
Tinto Altair 2020

Um vinhaço elaborado 88% com uvas Cabernet Sauvignon, 8% com uvas Cabernet Franc e 4% com uvas Carménère.
O Altair é um ícone da Viña San Pedro, inspirado nas estrelas e plantado no Vale de Cachapoal Andes. O terroir apresenta erupções vulcânicas e violentos terremotos que remontam a milhões de anos atrás.
O teor alcoólico é de 14,3%.
Apresenta cor rubi profunda. Os aromas intensos são de frutas vermelhas frescas como cerejas mesclados com notas sutis de madeira.
Em boca tem boa acidez, equilibrado, taninos macios e final prolongado.
O Altair veio também na minha bagagem para o Brasil.

Tim tim!
Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 é membro do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 200 (duzentas) vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania.
Fotos: Bete Yang e internet







Parabéns pela matéria!!
Mais uma bela aula!!