A Bodegas Portia faz parte do grupo de Bodegas da família Martínez Zabala composta pelas Bodegas Portia, Faustino, Campillo, Valcarlos, Marques de Vitória e Leganza.

Está situada na zona histórica do Triângulo Dourado da Denominação de Origem de Ribera del Duero, Espanha, nas áreas de Roa, Sotillo de la Ribera, Gumiel de Mercado, Gumiel de Izán e Villanueva de Gumiel, todas a uma altitude média de 850 metros.

A arquitetura da Bodegas Portia é extraordinária. Projetada pela Foster & Partners, com o apoio da equipe técnica da família Martínez Zabala, a genialidade de sua construção e design faz com que a vinícola prossiga de forma metódica, sustentável e inovadora com seu processo pioneiro de produção e envelhecimento de vinhos, obtendo os excelentes vinhos de propriedade da família.

Bodegas Portia é vanguardista e inovadora, onde carvalho, aço e vidro – materiais utilizados em cada fase de produção e envelhecimento – são sistematicamente utilizados em todo o edifício. As salas de barris e garrafas são recuadas na terra, reduzindo a massa térmica do edifício e aumentando a sustentabilidade.

A arquitetura das Bodegas Portia convida os visitantes a desfrutar de experiências extraordinárias ao mergulhar no edifício de vanguarda, adentrando em um mundo no qual tradição e inovação, viticultura e tecnologia, vinificação e hospitalidade se misturam com maestria.

Bete Yang, Bodegas Portia

O enólogo da Portia é Raúl Quemada. Nasceu em La Rioja. Estudou Engenharia Agronômica na Universidade de Zaragoza e Enologia na Universidade de Valladolid.

Em 2003, ele se juntou à família Martínez Zabala. Depois de duas temporadas trabalhando como diretor técnico assistente, primeiro na Bodegas Campillo e depois na Bodegas Marqués de Vitoria, ele se mudou para Ribera del Duero em 2004 para assumir o cargo de diretor técnico do que se tornaria a Bodegas Portia.

Branco Portia Verdejo

Branco Portia Verdejo

Este vinho é elaborado com uvas Verdejo. O teor alcoólico é de 13%.

Apresenta cor amarelo dourado com reflexos esverdeados.

O aroma é intenso e complexo, com notas de frutas tropicais e de caroço, como pêssego, com toques cítricos e agradáveis ​​notas herbáceas.

No paladar é fino e elegante, com paladar muito equilibrado e leves nuances amargas. Tem um final longo com notas herbáceas.

Acompanha muito bem aperitivos, pratos à base de peixe, arroz, massas, carnes defumadas, queijos macios e cremosos e carnes brancas.

Tinto Portia Prima

Tinto Portia Prima

É um vinho elaborado 100% com uvas Tempranillo. O teor alcoólico é de 14%.

Apresenta cor vermelho cereja limpo, brilhante e intenso, com evolução rubi.

O aroma é complexo, com notas de baunilha, frutas pretas e chocolate. Em boca é saboroso, estruturado e equilibrado. Final muito longo com sensações de barrica e frutas pretas.

É fácil combinar com qualquer tipo de carne. Cogumelos grelhados. Alguns peixes muito saborosos ou gordurosos, como atum ou bacalhau. Queijos Emmental ou Gruyère. Bom com arroz e cogumelos.

Tinto Portia Crianza

Tinto Portia Crianza

Este vinho é elaborado 100% com uvas Tempranillo. O teor alcoólico é de 15%.

Apresenta cor vermelho cereja limpo, brilhante e intenso, com reflexos roxos. O buquê é intenso e doce. Aromas de frutos silvestres, baunilha e tostado leve.

Em boca tem taninos potentes, elegantes e boa acidez. Fim longo em notas doces e tostadas.

É fácil combinar com qualquer tipo de carne. Alguns peixes muito saborosos ou gordurosos, como o atum ou bacalhau. Queijos Emmental ou Gruyere. Bom com arroz com cogumelos.

É um vinho com muitos prémios e muito delicioso.

Tinto Gala Reserva

Tinto Gala Reserva

É elaborado 100% com uvas Tempranillo. O teor alcoólico é de 15%.

Passa 17 meses em barricas novas de carvalho francês

Apresenta cor vermelho rubi profundo.

Os aromas são intensos de frutas pretas maduras, como cereja preta, amora, complementados por notas balsâmicas e ervas aromáticas.

Em boca é uma mistura harmoniosa de frutas pretas, com influências de carvalho. Rico e de corpo médio, oferece taninos sedosos e um final longo e elegante com notas de especiarias e um toque de chocolate amargo.

É um vinho delicioso.

Vinhedos da Portia em Ribera del Duero

Vinhedos da Bodegas Portia, em Ribera del Duero.

Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 é membro do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 200 (duzentas) vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania. 

Fotos: Bete  Yang e internet

Comentários

Leave A Comment