As autoridades de Courmayeur, no extremo-norte da Itália, concluíram a evacuação de 75 pessoas que tiveram de deixar suas casas devido ao risco de colapso na geleira Planpincieux, que fica no maciço do Mont Blanc (Monte Bianco, em italiano).
A evacuação das 25 famílias – a maioria delas de turistas – foi finalizada na manhã de hoje (6 de agosto) e envolveu imóveis situados no Vale Ferret, logo abaixo do glaciar.
Nenhuma pessoa se apresentou no abrigo montado pela Prefeitura em um ginásio.
“A evacuação era urgente e inadiável”, justificou o prefeito Stefano Miserocchi, em coletiva de imprensa nesta quinta.
Segundo ele, dos 75 indivíduos removidos, apenas 15 são residentes na cidade.
Em outubro passado, Courmayeur já havia entrado em alerta para o risco de desabamentos e colapso na geleira Planpincieux, uma geleira suspensa de 2,4 quilômetros de extensão.
Desta vez, as autoridades monitoram uma massa de 500 metros cúbicos, equivalente à Catedral de Milão ou a um campo de futebol com 80 metros de gelo.
De acordo com Valerio Segor, chefe do escritório de geologia da região do Vale de Aosta, o risco de colapso se deve a um “choque térmico” no glaciar, que teve um aumento significativo das temperaturas após um período de frio.
O governo regional estima que o alerta deve durar ao menos três dias, até os termômetros se estabilizarem.
Fonte: Ansa
O Monte Branco
As duas mais conhecidas localidades junto ao Monte Branco são Chamonix (França) e Courmayeur (Itália), escreve a Wikipédia.
Embora o maciço desta montanha se divida entre França e Itália, a localização precisa do pico mais alto em relação à fronteira permanece um tema de certa forma controverso.
O cume parece coincidente com a fronteira nos mapas italianos, mas completamente no lado de França nos mapas franceses.
A altitude máxima do Monte Branco estava de há muito estabelecida em 4807 m, mas medições feitas através do Sistema de Posicionamento Global em 2001 e 2003 mostram uma variação de vários metros de ano para ano, consideradas o resultado de flutuações, provocadas por diferentes condições atmosféricas, na espessura do glaciar que cobre o cume.
Essa espessura das neves eternas que recobrem o monte desde a sua meia encosta até ao cimo varia de 15 a 23 metros.
De notar que o Monte Branco é o mais alto pico da Europa Ocidental.
Se se considerar que a Europa se estende até ao Cáucaso, conforme a visão geopolítica do Conselho da Europa e as definições das fronteiras dos continentes, aí se encontram oito picos de altitude superior, sendo o Monte Elbrus, na Rússia, com os seus 5642 m, o mais alto de todos.