A casa onde nasceu um dos líderes da revolução cubana, Ernesto “Che” Guevara, foi colocada à venda novamente. O revolucionário nasceu na residência em Rosário, na Argentina, em 14 de junho de 1928 e viveu ali seus primeiros anos de vida.

O amplo apartamento de 190 metros quadrados fica na rua Entre Rios, no numero 480, no segundo andar de um edifício projetado em estilo francês pelo arquiteto argentino Alejandro Bustillo.

Até 2002, era a casa de Alicia Maria Repetto, que havia comprado o local sem saber de seu valor histórico.

Naquele ano, o empresário Francesco Farruggia comprou o local e agora colocou ele à venda novamente. Farruggia é argentino, mas mora no Brasil e é atualmente o presidente do Instituto Campus Party.

O local tornou-se um ponto turístico em Rosário e teve inúmeros visitantes ilustres.

Os filhos de Guevara, Aleida e Camilo, alguns ex-companheiros de luta como Harry Villegas e Alberto Granados, e até os ex-presidentes de Cuba e da Venezuela, Fidel Castro e Hugo Chávez, respectivamente, foram ao local.

Por conta de problemas respiratórios do pequeno menino, a família deixou o apartamento em 1931 e se mudou para Córdoba e depois Altagracia. 

Fonte e foto: Ansa

Quem é Che?

Ernesto Guevara, mais conhecido como “Che” Guevara (Rosário14 de junho de 1928 — La Higuera9 de outubro de 1967), foi um revolucionário marxista, médico, autor, guerrilheiro, diplomata e teórico militar argentino, diz a Wikipédia.

Uma figura importante da Revolução Cubana, seu rosto estilizado tornou-se um símbolo contracultural de rebeldia e insígnia global na cultura popular.

Quando ainda era um jovem estudante de medicina, viajou por toda a América do Sul e radicalizou suas posições após testemunhar a pobreza, a fome e as doenças que assolavam o continente. 

Seu crescente desejo de ajudar a derrubar o que ele viu como resultado da exploração capitalista da América Latina levou ao seu envolvimento nas reformas sociais da Guatemala sob o presidente Jacobo Árbenz, cuja eventual derrubada assistida pela CIA a pedido da United Fruit Company solidificou a ideologia política de Guevara. 

Mais tarde na Cidade do México, conheceu Raúl e Fidel Castro, juntou-se ao Movimento 26 de Julho e partiu para Cuba a bordo do iate Granma com a intenção de derrubar o ditador cubano Fulgencio Batista, apoiado pelos Estados Unidos. 

Guevara logo ganhou destaque entre os insurgentes, foi promovido a segundo comandante e desempenhou um papel fundamental na vitoriosa guerrilha que, após dois anos, depôs o regime de Batista em Cuba.

Comentários

Leave A Comment