AUTOR

TEMPO DE LEITURA

1.2 min

PUBLICADO EM

05/06/2009

Destaque entre os produtos nacionais no concurso “Melhores Vinhos Nacionais Expovinis Brasil 2009”, o superpremium Salton Virtude da vinícola Salton, de Bento Gonçalves, que em março havia conquistado Medalha de Prata na 16ª edição do “Concurso Chardonnay Du Monde”, na França, competindo com 932 amostras de 37 países, é uma das apostas da empresa para esse ano.

Por trás das 13,3 mil garrafas destinadas ao consumidor está o trabalho intenso das equipes de agrônomos e enólogos da Salton para o desenvolvimento de um clone francês na região da Campanha. Os vinhedos tiveram a produtividade reduzida e apresentaram cachos com muita fruta, colhidas após estarem extremamente maduras.

A forma de elaboração é outro destaque, pois o vinho permaneceu durante um ano em barricas de carvalho novo (50% francês e 50% norte-americanos), permanecendo em contato com suas leveduras por seis meses, até seu engarrafamento.

De tonalidade amarelo claro, o Chardonnay Salton Virtude possui aromas que lembram abacaxi, manteiga, maçã verde, melão, mel, baunilha, coco, nozes, pão torrado, além de notas minerais. O sabor é equilibrado e estruturado, com acidez firme, deixando agradáveis sensações de frutas e especiarias na boca: características ideais para o acompanhamento de carnes brancas, sopas, queijos e massas com molho branco ou vermelho. Com 13,9% de graduação alcoólica, deve ser servido entre 8ºC e 10ºC.

Publicado no Aeroporto Jornal – julho/2009

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS