Um dos primeiros registros históricos do Castelo Sloup é por volta dos anos 1330. Ele foi construído perto de uma rota comercial de sal de Meissen a Česká Lípa na comuna de Sloup, na região da Morávia do Sul, na República Tcheca.
Foi abandonado por séculos até que se tornou, no século 18, lar de eremitas.
Nele, os eremitas esculpiram novas salas e criaram reentrâncias para as Estações da Via Sacra, construíram uma capela na rocha e formaram uma nova entrada. Documentos históricos falam de vários homens: Konstantin era pedreiro; Vaclav pintou um relógio solar na parede; e um oculista e jardineiro chamado Samuel cultivava milho nas planícies ao redor do castelo, bem como vinho em seus terraços ao Sul.
O turista sobe a Escadaria dos Cavaleiros até o topo de uma rocha para descobrir o palácio rochoso e a ermida de Sloup, um lugar transformado pelos eremitas que ali viveram durante séculos. Quartos, uma masmorra e espaços subterrâneos foram esculpidos na rocha: uma capela de 1693 e três cavernas artificiais.
Na galeria há uma réplica de uma estátua original de madeira que representa um eremita com binóculos nas mãos. A rocha do Sudeste é decorada com um relógio de sol criado pelo eremita Václav Rincholin e casamentos e concertos são realizados na igreja de pedra.
De um terraço panorâmico, você verá o belo panorama das montanhas Lužické hory.
O Castelo Sloup hoje é um destino romântico para passeios e ali, algumas vezes, são realizados concertos à luz de velas.
Você pode visitar Sloup sozinho ou com um guia em uma viagem de um dia saindo de Praga, a 225 km de distância.