A Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou hoje (7 de outubro) que novos casos de infecção de Covid-19 caíram em todo mundo. Globalmente, o declínio foi de 9%. O número de mortes ficou no mesmo patamar registrado anteriormente.
A Organização Pan-Americana da Saúde, braço da agência nas Américas, registrou uma queda de 12% em novos casos. A região teve 1,2 milhões recém- infectados e 24 mil óbitos relacionadas com Covid-19.
Américas
A diretora-geral da Opas, Clarisse Etienne, destacou que embora o continente acompanhe a tendência de queda, ainda há focos da doença em alguns países.
Ela citou Chile, Cuba e Bermudas e enfatizou Barbados, onde o número de infecções subiu em 75% na semana passada. México e Canadá também tiveram mais casos nos últimos dias.
Destacando as diferenças na região, Etienne trouxe a lacuna de vacinação como uma questão importante. Ela afirmou que apenas 37% da população da América Latina e Caribe estão completamente imunizadas.
Vacinação
De acordo com a representante da Opas, em países como Jamaica, Nicarágua e Haiti, o nível de imunização segue abaixo dos 10%.
Ela afirmou que apenas sete nações das Américas alcançaram a meta de imunizar ao menos 70% de sua população.
Os Estados Unidos e o Brasil registraram o maior número de doses aplicadas, mas seguem abaixo da marca, proporcionalmente à quantidade de habitantes.
Parcerias
Etienne reforçou a necessidade de empenho conjunto para ações que diminuam a diferença. Nesse sentido, anunciou um acordo entre a Opas em três produtores de imunizantes autorizados: Sinovac, Sinopharm e AstraZeneca.
Ela explicou que os países-membros da Opas podem utilizar as vacinas como alternativa pela compra direta por meio do Fundo Rotativo.
Ao citar a chegada de 875 mil doses aos países da América Latina, Etienne destacou que a quantidade não é suficiente para proteger a todos e pediu doações de países com imunizantes excedentes.
Fonte: ONU News