Em março de 2020 entendemos que o turismo seria diferente, talvez fosse algo passageiro, ou ainda que teria uma solução rápida. Mas em abril já começamos a entender que não seria desse jeito.  O cenário mudou. Teve medo, aflição, quarentena e teve união. Em 12 de maio uma união repentina aconteceu e conectou guias de turismo, fotógrafas e blogueiras. Formou-se um grupo de empreendedoras do turismo idealizado pela guia de turismo de Dubai, Rogéria Fincato de Loureiro, do Instagram  Rogeria Guia Dubai 

O grupo iniciou aos poucos e a ideia da Rogéria era cada uma, de cada país diferente, compartilhar o seu mundo para o público brasileiro. O grupo começou no WhatsApp e era um apoio entre mulheres empreendedoras que decidiram ter sua vida e trabalho fora do Brasil. O turismo foi a conexão entre a saudade de casa e apresentar a sua nova casa através da história, arquitetura, gastronomia, lendas e cultura.

“Era para trocar uma ideia mesmo, ver o que as nossas colegas estão fazendo. Então eu chamei as guias, a Patrícia (fotografa em Dubai), outras fotógrafas, e virou um grupo lindo”, diz Rogéria.

Quando eu cheguei no grupo já eram em doze. Fui convidada pela Monica Palomares, do Guia California que me apresentou à Rogéria e logo fui recepcionada no grupo. Era no WhatsApp onde colocávamos nossos sonhos, planos e, inclusive, editorial. Depois de meses criamos o Instagram Empreendedoras do Turismo onde foi o encontro de todas as guias e onde divulgamos nossos destinos com o nosso olhar e, é claro, nossas dicas locais!

No perfil empreendedoras do turismo tem informação, receitas, dicas de destinos e muitas lives. Sim, a live foi um jeito de descontrair e contar a vida real de cada destino, falar as novidades, encontrar pontos em comum e falar das tradições. Tivemos a semana do drink e bebidas tradicionais, especial de Natal e especial de um ano de grupo, comemorado em maio passado.

O empreendedorismo feminino vem crescendo a cada dia. Timidamente sai dos bastidores e vem para destaque e, segundo o Sebrae, no Brasil são trinta milhões de brasileiras que estão à frente dos negócios. Nós, empreendedoras do turismo estamos fora do Brasil, mas atuando com a garra brasileira no Exterior e empreendendo, criando novos hábitos, novas formas de compartilhar histórias, cultura e tradição.

Neste período foram reinventadas novas maneiras também de compartilhar histórias.

Ao vivo e em cores, Saber & Prazer

Padrya Bucar, saiu de Fortaleza há quinze anos e é guia de turismo oficial em Florença, na Itália. Ela inovou com as visitas guiadas on-line e levou para casa de brasileiros a cultura e história da cidade em um passeio pela bela Florença. Ela disse que o convite veio através do Projeto Saber & Prazer, de São Paulo, com a proposta de transformar os passeios em um tour virtual através de uma montagem e editorial de um material rico em história, arte e cultura. Padrya Bucar é referência em História da Arte e, hoje, estuda História da Moda pela FAAP (Fundação Armando Alvarez Penteado) onde faz cursos extensivos e aproveita o período remoto para enriquecer os seus tours.

https://www.instagram.com/tv/CRmIjhcCdH-/?utm_source=ig_web_copy_link

A guia relata que o sonho do projeto é dar conhecimento a todos e menciona que o saber virtual chegou para ficar: “Eu acredito que o virtual, mesmo as pessoas voltem a viajar, irá continuar Existem pessoas que talvez nunca possam vir presencialmente, então a gente mostra a essas pessoas”, comenta a guia oficial de Florença.

Padrya Bucar apresentando Florença no projeto Prazer & Saber

Inclusão e inovação

Marina Sacco, acompanhante de turismo em Roma com o Meu Guia em Roma, por sua vez entrou para o club house e logo virou referência como host (anfitrião) nas salas, e lá percebeu o mundo da audiodescrição. A paulistana relata que a ideia do club house parecia estranha, pois não via as pessoas, mas logo teve um insight: a voz dava mais proximidade que a imagem. “No começo eu não entendia o aplicativo, não tinha foto, nem vídeo, parecia muito estranho e distante. Mas quando eu ouvi a primeira audiodescrição, me achei”, revela.

Durante este período abriu salas com audiodescrição que iniciou com ela e, logo depois, com outras colegas internacionais. Ainda neste anos, estou técnicas de audiodescrição e fez um curso com Ari Protazio, consultor em audiodescrição, junto Mara Balmer , guia na Holanda, e Carla Mendes, guia brasileira em Nova Iorque, que hoje também contam com conteúdos audiodescritivos.

https://www.instagram.com/tv/CLnHJcBoz4i/?utm_medium=copy_link

Um novo nicho, uma mente empreendedora

Manuela Hugo, fotógrafa radicada em Amsterdam, olhou ao seu redor, e ela que já trazia conteúdos bilíngues no Instagram agora focou no público local. “Antes da pandemia, 95% dos meus clientes vinham do Instagram e 70% eram brasileiros. O restante era de diversos países. O que mudei na estratégia foi focar no público local”.

Em 2021 a fotógrafa reuniu calendários de eventos, como por exemplo, o período das cerejeiras, o período das tulipas, buscando valores acessíveis e trabalhando a sazonalidade. Neste âmbito, até o algoritmo focado foi diferente, dando prioridade a hashtags locais.

De guia local para youtuber

Aline Szewkies, no Instagram Aline Guia em Israel, começou a mostrar Israel aos poucos, pelo Instagram, e viu que teve um interesse do público. Ela percebeu que em 2020 talvez os brasileiros não conseguiriam viajar para Israel e teve a ideia de mostrar sua Israel para todos. A ideia veio aos poucos. “O grupo me influenciou. Eu nunca fui muito das redes sociais e aos poucos comecei a mostrar no Instagram, depois percebi que era pouco tempo e migrei para o YouTube”, lembra.

Aline comenta que a inspiração veio do grupo, onde todas estavam muito conectadas com as redes sociais, e ela entendeu que era o momento também de divulgar o seu destino. Só que não sabia a dimensão que iria dar. A gaúcha começou timidamente com receitas, passeios pelas ruas e, aos poucos, entrando a fundo e dando conteúdo de qualidade.

 

Em menos de um ano e meio o canal Israel com a Aline, ganhou mais de seiscentos mil inscritos, com vídeos que chegam a 1,3 milhão de views, levando para o mundo virtual todo seu conhecimento sobre Israel. Durante o percurso apresentou receitas tradicionais judaicas, falou sobre os brasileiros que fizeram a diferença em Israel e ainda fez lives com muitos pesquisadores locais. Aline ganhou o carinho dos brasileiros e quis levar um pouco de Israel para as telinhas das casas dos brasileiros, portugueses e angolanos, falantes de língua portuguesa.

Compartilhas, sonhar e coragem!

Bell Souza, do Diario de uma expatriada, expatriada há mais de quatorze anos, é uma referência de brasileira no Exterior. Ela já reunia pessoalmente brasileiras por onde passava, seja no Chile, Miami, Inglaterra, Dubai, Finlândia e, agora, Portugal. Durante a pandemia ela transformou estes encontros em lives no Instagram. Conversas sobre como chegou no Exterior, criar filhos, prós e contras da vida fora do Brasil. Foram muitos bate-papos que levaram confiança para quem já mora fora do país e trouxe coragem para quem quer embarcar numa nova jornada em outras terras.

Hoje o grupo continua em conversas diárias. É uma família internacional que reúne alegria, frustrações, coragem, união e perseverança, o verdadeiro sentido empreendedor. Nosso grupo não é de engajamento, nem de promoção. É um grupo de encontro onde uma mulher ajuda a outra, a união de brasileiras pelo mundo.

As notícias de abertura de fronteiras para o brasileiro vêm sendo positivas a cada dia. Sabemos que logo voltaremos a atuar no turismo como antes. Enquanto isso, estamos on-line e mostrando os nossos destinos para o mundo.

Estão no Empreendedoras do Turismo:

Fotógrafas

Marcela, da Itália, https://www.instagram.com/hashtagitaly

Manuela, de Amsterdam, https://www.instagram.com/fotografobrasileiro.amsterdam

Bianca, da Grécia, https://www.instagram.com/biancaramosphoto/

Lívia, da Suíça, https://www.instagram.com/fotosnasuica

Luka Santos, do Chile, https://www.instagram.com/fotografobrasileironochile/

Blog

Bell Souza, Expatriada, https://www.instagram.com/diariodeumaexpatriada

Guias

Kelse, da Inglaterra, https://www.instagram.com/kelsedaniellaabreu/

Mara, da Holanda, https://www.instagram.com/guia_holanda/

Susy, da Bélgica, https://www.instagram.com/bruxelasbrasil/

Carla, do Líbano, https://www.instagram.com/carla.rodando.o.libano/

Carla, de Nova Iorque, https://www.instagram.com/guiabrasileira_em_novayork/

Andréa, da França, https://www.instagram.com/visitasguiadasemparis/

Carol, da Espanha, https://www.instagram.com/guiabarcelonapravoce/

Erika, do Qatar, https://www.instagram.com/guiadoha/

Monica, da Califórnia (EUA), https://www.instagram.com/guiacalifornia/

Padrya, de Florença (Itália), https://www.instagram.com/padryabucar/

Nathalia, Istambul (Turquia), https://www.instagram.com/guia_brasileira_em_istambul/

Juliana, da Espanha, https://www.instagram.com/espanhapravoce/

Aline, de Israel, https://www.instagram.com/alineguiaemisrael/

Priscilla, da Costa Amalfitana (Itália), https://www.instagram.com/acostaamalfitana/

Rogeria, de Dubai, https://www.instagram.com/rogeriaguiadubai/

Marina, de Roma (Itália), https://www.instagram.com/meuguiaemroma/

Priscilla Santos da Silva, é uma brasileira que mora em Na Costa Amalfitana, no sul da Itália, formada em Relações Internacionais e mestranda em Diplomacia que atua no turismo há mais de oito anos prestando serviços na área governamental e privada. @estudantenomade @acostaamalfitana

 

Comentários

4 Comments

  1. Bell Souza 28 de agosto de 2021 at 18:53 - Reply

    Que lindo texto sobre este grupo maravilhoso !! Obrigada meninas por fortalecer cada dia mais o nosso vínculo .

    • Jean Luiz Féder 28 de agosto de 2021 at 21:38 - Reply

      Bell, a Now Boarding está à disposição para divulgar os trabalhos de vocês.

  2. Nathalia 29 de agosto de 2021 at 10:14 - Reply

    Parabéns pelo texto Priscilla! Foi um prazer conhecer todas essas pessoas de diversos países e participar desse grupo de empreendedoras do turismo. Obrigada!

  3. Daniella Féder 30 de agosto de 2021 at 11:41 - Reply

    Uau, quanta história boa! Que orgulho ver a mulherada fazendo acontecer pelo mundo <3

Leave A Comment