São Carlos de Bariloche, na Argentina, é a cidade com a maior quantidade de atividades esportivas ao ar livre da Argentina. Competições como maratonas, mountain bikes, trilhas, entre muitos outros, retornam a partir de dezembro, depois de uma longa suspensão nas programações por conta da pandemia.

Bariloche não é só destino de neve; é para visitar o ano todo e a cidade tem programação intensa de atividades de lazer, e é no verão que costumam acontecer os principais eventos esportivos.

Muitos dos eventos estão com inscrições abertas e os organizadores contam com a expectativa que até o final do ano as fronteiras da Argentina sejam abertas para o Brasil e aqueles que gostam de atividades esportivas possam participar da programação em Bariloche.

Os eventos com datas definidas são:

Desafio da Ruta 23

O Desafio da Ruta 23 é um experiência que proporciona a união da mountain bike com o ciclismo num percurso de mais de 650 km entre 1º e 4 dezembro. O trajeto começa na montanha e termina no mar. Os interessados podem participar individualmente ou em grupo. Há também as opções de percorrer o trajeto completo ou por etapas, nas modalidades de mountain bike e ciclismo de estrada.

“O evento é uma espécie de desafio mental e físico a todos os competidores, mas, também oferece a oportunidade de alcançar um objetivo único: percorrer as majestosas paisagens da região, que são compostas por dez cidades e mais de 650 quilômetros de percurso da cordilheira ao mar”, destaca o diretor da Emprotur, Diego Piquin.

Brut Run Ultramaratona da Montanha

Ainda em 2021 está programada também a 6ª edição do Brut Run, uma ultramaratona de montanha, com distâncias de 10, 25, 50 e 70 km. O evento acontecerá em 6 de dezembro e ofertará a possibilidade de os atletas percorrerem trilhas e montanhas clássicas Bariloche, capital nacional do turismo de aventura.

O Brut é certificado pela International Trail Running Association (ITRA) e adentrou ao mundo dos eventos internacionais com elevados padrões de organização, além de posicionar a cidade como um dos principais destinos para a prática do esporte.

Em trilhas e abertura de caminhos, o trajeto conecta alguns dos ícones geográficos e culturais mais destacados da cidade, como o Centro Cívico, o lago Nahuel Huapi, o refúgio Berghoff, o Cerro Otto, a ilha Huemul, a gruta de Nossa Senhora das Neves, a Casa de Pedra, o lago Moreno e o Cerro Catedral.

Red Bull Pump Track Challenge

Já no ano que vem, o calendário de eventos esportivos é iniciado em 6 de fevereiro, com a corrida do Red Bull Pump Track Challenge. O vencedor da disputa classifica-se para o Campeonato mundial.

Um dos destaques da competição é o fato de a pista ficar sobre o Nahuel Huapi e possuir uma das marcas mais prestigiosas da Argentina e da América do Sul, a Velosotions. São 650 m² de estrutura moderna para todos os níveis de habilidade dos ciclistas.

Para o evento, um rígido protocolo de segurança e higiene será observado para garantir as condições sanitárias ideais a todos os participantes. O evento é patrocinado pela Red Bull Internacional e possui colaboração da Red Bull Argentina e Velosolution.

Open Shimano Catedral

O Open Shimano, campeonato de downhill mais importante da América do Sul, está programado para 19 de fevereiro. O evento conta com quatorze anos de história, além da constante presença de campeões panamericanos em cada fase da competição. Em 2022, o evento terá três fases, que devem ocorrer na Argentina, Equador e Chile.

“Com 14 anos consecutivos de realização do evento, o Open Shimano segue surpreendendo e a organização pretende novamente fazer brilhar o circuito no Cerro Catedral. Os atletas se encontrarão em uma pista que atravessa bosques e caminhos, exigindo esforço físico de cada um, mas, também uma vista maravilhosa das paisagens da região”, afirma o diretor da Emprotur.

4 Refúgios

A clássica corrida em trilha de Bariloche, conhecida como 4 Refúgios, estará de volta também no ano que vem, entre os dias 23 e 24 de fevereiro. Os arredores da competição tornam o evento único, já que o percurso atravessa bosques, matas, cumes e picos de montanhas com vistas incomparáveis.

Os locais contemplados pelo trajeto são Refúgios Frey, Refúgio San Martin, Refúgio Manfredo Segre (Lagoa Negra) e Refúgio López, onde é possível também observar o campeonato.

O trajeto se subdivide em cinco distâncias: 4R non Stop, 4R Clássica, 3R, 2R, 1R e, também, a integração infantil 4R.

El Paso Austral – Ultra Trilha

El Paso Austral é uma das novas propostas para os amantes de percursos de grandes distâncias. A competição acontece entre 11 e 12 de março, com circuitos de 120, 70 e 50 km. A particularidade da corrida é que a distância máxima une San Carlos de Bariloche com o oceano Pacífico, no Chile. As largadas acontecem no Cerro Catedral e na Pampa Linda. A disputa de 120 km passa pelo Refúgio San Martín, o vale Pampa Linda, o Paso Internacional Vuriloche e termina no mirante do Fiordo de Reloncaví.

Por se tratar de uma corrida que cruza a cordilheira e termina nas proximidades do mar, o trajeto apresenta mais descidas do que subidas. As trilhas de caminhadas encontram-se imersas em bosques, que podem ser transitados facilmente. O tempo máximo que os atletas precisam levar para completar a prova é 28 horas.

Bariloche 100

A Bariloche 100 também é novidade para o período pós pandemia. A corrida de montanha é uma atividade que cada vez ganha mais adeptos, principalmente com a possibilidade de desfrutar de paisagens inesquecíveis, passando por montanhas, vales, lagos, rios e córregos. A primeira edição de Bariloche 100 tem programação para os dias 18, 19 e 20 de março de 2022. Na ocasião, haverá um circuito de 100 km, assim como distâncias de 75 e 50 km para aqueles que desejam desfrutar da grande trilha. Haverá também disponíveis percursos de 25 e 12 km para os atletas que não possuem tanta experiência e requerem distâncias menores. O ponto de chegada para todas as corridas será no Centro Cívico.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

 

Comentários

Leave A Comment