A Baía do Sancho, conhecida também como Praia do Sancho, no arquipélago de Fernando de Noronha no Estado de Pernambuco, tem sido um destino procurado por muitos turistas de todo o mundo – após ser considerada por alguns anos a melhor praia do Brasil, segundo seus visitantes.

Com águas cristalinas de diferentes tons de azul esverdeado e vegetação natural, a praia encanta por sua beleza que mais parece um quadro pintado à mão. O acesso até a Baía do Sancho é considerado um pouco difícil e, por essa razão, o local é tranquilo, com poucas pessoas. É ideal para quem busca uma oportunidade de, realmente, se conectar com a natureza, inclusive tornando o local um destino almejado para os sedentos por viagem, após o período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19.

Para chegar até a praia existem duas formas: uma é pela água e a outra é por terra. De barco é possível chegar até a baía e explorar com nados e mergulhos o mar que ali é repleto de vida, com bancos de corais por toda a parte e que, por esse motivo, aliado à questão de segurança, não é possível ir nadando até a areia.

Por terra é preciso ir de buggy, carro ou ônibus para chegar até o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, onde os visitantes têm acesso às trilhas que levam aos mirantes, sendo uma delas a trilha da Baía do Sancho. As trilhas são acessíveis também para cadeirantes, e garantem vistas extraordinárias.

A forma de descer a falésia e chegar até a areia da Baía do Sancho é, no entanto, dispensada por alguns visitantes devido ao fato de o acesso se dar por uma escada embutida nas rochas, o que pode acabar desencorajando algumas pessoas. Após ainda há, aproximadamente, 200 degraus de escada nas pedras até chegar à praia e, vale ressaltar, que o percurso de subida é exatamente o mesmo, mas é certo de que a dose de aventura é recompensada àqueles que optam por descer a fenda e aproveitar a baía.

Além da Baía do Sancho, Fernando de Noronha abriga muitas outras atrações e duas delas podem ser aproveitadas ao final da trilha da Baía do Sancho: a Baía dos Golfinhos – é recomendado ir bem cedo, pela manhã, horário que possibilita aos visitantes contemplar os golfinhos; e uma pequena trilha que leva ao famoso Morro Dois Irmãos, um dos cartões-postais mais procurados em Noronha.

TURISMO: Mais sobre Fernando de Noronha

Outro lugar muito procurado pelos viajantes é a Praia do Leão, com uma vista panorâmica espetacular, onde é possível avistar a Ilha da Viuvinha e a Ilha do Leão – que recebe esse nome devido a uma rachadura na ilha que emite um som semelhante ao de um leão, e que dá o nome à praia por causa do formato da ilha como um todo (parecido com um leão-marinho). A praia também é local de desova das tartarugas e, nessa época, há uma administração rigorosa que proíbe pessoas de estarem na área em determinados horários, a fim de proteger o ambiente e conservar as tartarugas-marinhas em sua natureza. Ademais, a praia é uma das mais lindas da região, com grande extensão de areia sob o sol, que fica ainda mais especial por ser menos popular, sendo um local mais deserto, de águas límpidas, porém de corrente forte, o que requer mais atenção e cuidado dos banhistas.

Fernando de Noronha é mágico em todos os sentidos e conquista a cada dia mais admiradores, com suas paisagens de tirar o fôlego a cada passo dado, população receptiva e muita segurança, fazendo valer a pena todo o planejamento e investimento de quem busca explorar seus encantos, entrar em contato com a natureza e, acima de tudo, relaxar e absorver a energia transmitida pela região.

Comentários

Leave A Comment