Um aplicativo colaborativo oferece informações detalhadas em tempo real sobre mais de cinquenta trilhas ecológicas de diversas regiões do Brasil, organizadas por nível de dificuldade, características do terreno, distância total e avaliação de usuários.

“No início, queríamos compartilhar o prazer de fazer trilhas com mais pessoas na cidade do Rio de Janeiro. Depois, além da divulgação, percebemos que poderíamos criar uma ferramenta colaborativa para prestar serviços para os gestores das trilhas, contribuindo para a manutenção, preservação e a divulgação de serviços do entorno”, explica a sócia-fundadora do eTrilhas, Paula Rascão.

A plataforma conecta turistas, unidades de conservação, guias turísticos e outros prestadores de serviço com o objetivo de impulsionar a visitação em áreas naturais. A segurança é um dos pontos fortes da ferramenta digital, pois os guias são profissionais cadastrados e selecionados. “Cada trilha mostra em destaque os guias mais bem avaliados pelos próprios usuários da plataforma”, explica Paula.

Outro aspecto importante é o engajamento dos visitantes para a preservação da natureza. “Trilhas ecológicas são organismos vivos. Interrupções por quedas de árvores, falhas na sinalização, incêndios e outras intercorrências podem acontecer. Com a ajuda dos usuários, muitos problemas podem ser evitados e, se ocorrerem, solucionados mais rapidamente”, explica Paula.

O serviço, que pode ser acessado por aplicativo ou site, também traz dicas para os visitantes que ainda não estão acostumados a fazer passeios em áreas naturais, sempre pensando na saúde e segurança dos usuários e na conservação dos ecossistemas.

O eTrilhas é um dos projetos participantes da teia de soluções, iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza que oferece mentoria e apoio financeiro a ideias e soluções inovadoras que promovam a conservação da natureza aliada à geração de emprego e renda.

O aplicativo teve o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Na foto, a trilha aquática na Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba, no Paraná

Comentários

Leave A Comment