O Ano Novo do Tibet, o Lo Sar, será comemorado nos dias 5 e 6 de março (sábado e domingo) em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, a cerca de 1h30h de Porto Alegre e apenas 25 km de Gramado.

O evento que é um festival do Budismo Tibetano, é comemorado em várias datas, dependendo da tradição local. O feriado é um festival de ano novo, celebrado no primeiro dia do calendário lunisolar tibetano, que corresponde a uma data em fevereiro ou março no calendário gregoriano, segundo a Wikipedia.

A data que vai celebrar a chegada no ano 2149 que será é regido pelo Tigre da Água que representa coragem e liderança. é celebrada com festas, músicas, danças e acontecerá na Praça Afonso Saul e no TrescoPark, no Centro de Três Coroas, e no Parque das Laranjeiras.

Autoridades tibetanas no Brasil foram convidadas para o evento que contará com performance do Leões na Neve, espetáculos de dança e música, o tradicional ritual das bandeiras e um desfile com o título de felicidade.

O evento é idealizado pelo casal Ogyen Shak, natural de Tibet, que foi trazido ao Brasil para coordenar a pintura de um templo tibetano em São Paulo, em 2006, e acabou escolhendo Três Coroas para viver.

A cidade abriga o Centro Budista Khadro Ling, que em razão da pandemia da Covid-19 está fechado para visitação. O Centro é sede sul-americana de uma rede de Centros de Budismo Tibetano Vajraiana e ali vivem, hoje, cerca de cinquenta praticantes. Segundo o site do tempo, Khadro Ling, significa “Morada das dançarinas do céu”.

Adriana Shak, que viveu quatorze anos no templo budista, abriu o restaurante Espaço Tibet, transformando sua paixão em negócio. O Espaço funciona sextas, sábados, domingos e feriados.

O evento Lo Sar é uma realização da Shak Produções, com o apoio da Prefeitura Municipal de Três Coroas, Espaço Tibet e Sebrae-RS.

Rafting em Três Coroas com a Brasil Raft Park. Foto: Facebook

O município de Três Coroas oferece ao turista várias opções de turismo na natureza, como rafting, trilhas para corridas, caminhadas e bicicleta, tem vários restaurantes que oferecem as cervejas artesanais da região e hospedagem em hotéis e pousadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Comentários

Leave A Comment