AUTOR

TEMPO DE LEITURA

2.1 min

PUBLICADO EM

05/11/2014

Conhecida, sobretudo, pelos seus prazeres da gastronomia e pelos vinhos, a Alsácia é daqueles lugares que tem que estar nos planos de viagem. Localizada no coração da Europa e, geopoliticamente falando, sempre disputada pelos franceses e alemães, foram muitas as guerras necessárias para saber de que lado ficariam os seus habitantes. Também por isso, tem uma peculiaridade própria: a arquitetura é tipicamente alemã, falam um dialeto alemão, mas estão sob a bandeira da França. Além dos ótimos vinhos, a região tem boa hospitalidade e há locais para hospedagem de todos os tipos, do simples quarto familiar até os castelos maravilhosos transformados em hotéis.

Rota do Vinho

A Rota do Vinho é simplesmente um passeio imperdível, não apenas pelas oportunidades que os amantes do vinho têm de saborear a bebida e apreciar os pratos alsacianos: torta flambée, chucrute, foie gras, baeckeoffe (ensopado de diferentes tipos de carne), tudo quanto é tipo de prato à base de porco e mil e um tipos de sobremesas e pães de tirar qualquer um da dieta. Esqueça dietas na Alsácia.

A região é respeitada pelos melhores foie gras do país e pelos seus menus à base de canard  (pato), que são esplêndidos. A mistura do salgado com o levemente doce nos pratos dá o toque especial da ciência da culinária. Na gastronomia, podemos ainda incluir a charcuterie (salsichas, presuntos etc), peixes e frutos do mar, quiches, tortas, todas as carnes vermelhas e brancas, queijos (em especial o de cabra).

A Alsácia fica a Leste da França e faz fronteiras com a Alemanha e Suíça. A Rota do Vinho tem cidades com nomes assim: Zimmerbach, Wintzenheim, Guebwiller, são cerca de 100 vilas. Não se deve, de forma alguma, deixar de subir os 755 metros da montanha que leva ao castelo Haut-Koenigsbourg, na cidade de Selestat, uma maravilha do século XII, construído sobre uma imensa rocha e dotado de vários ambientes.

Um dos melhores prazeres da vida é comer bem. Portanto, nesse link há uma lista dos melhores restaurantes da região, uma associação dos melhores chefs.

Além dos quartos em residências, uma ótima experiência de viagem, na Alsácia existe uma rede enorme de hotéis com preços a partir de € 50,00, para todos os tipos de gostos e de bolso.

Carminha Corrêa, jornalista

Publicado no Aeroporto Jornal – novembro/2014

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS