Sabe quantos palácios e castelos existem na República Tcheca? A resposta está no fim do artigo. Mas antes de chegar lá, você sabe qual a diferença de castelo e palácio? Não fique triste se não souber. Brasileiros geralmente não sabem, porque nossa história como nação começou na Idade Moderna (historicamente falando) e com o Barroco (artisticamente falando). Aqui não tivemos Idade Média, a era de ouro de castelos e fortalezas. Mas temos palácios e, talvez, châteaux.

Mas afinal, qual a diferença?

Um castelo é uma construção fortificada, geralmente em um terreno alto, na qual morava um rei, um príncipe ou um senhor feudal. Tipicamente era uma construção pesada, com grandes muros, ameias (abertura, no parapeito das muralhas de um castelo ou fortaleza, por onde os defensores visavam o inimigo), fosso… Na Idade Média era o lar de alguém com poder e riqueza – e por isso tanta segurança. Melhores exemplos na República Tcheca, o Castelo de Praga, Castelo de Cesky Krumlov e o Castelo de Loket (foto que abre a matéria de Heide Kaden/Unplash). Todos estão no alto de uma montanha, todos tem paredes grossas, torres e construções de defesa; todos eram lar de um nobre (rei da Boêmia, família Rozemberk, Rei Carlos IV durante a infância, respectivamente).

É diferente de uma fortaleza, que é uma construção fortificada, para defesa de território, mas onde não mora nenhum nobre ou rei. Ela pode até parecer um castelo, por causa das muralhas e fossos, mas a ausência do morador é decisiva. Um exemplo na República Tcheca é a Fortaleza de Terezín, cujas características fizeram dela uma prisão e campo de concentração na II Guerra, infelizmente.

Fortaleza de Terezín. Foto: Robert Eklund/Unsplash

Já o palácio é outro tipo de construção para moradia dos nobres. Porém, ela é típica da época pós-Idade Média, quando não era mais necessário ter muralhas, fossos etc. O foco passou a ser a ostentação – na arquitetura e na decoração. O advento do Barroco, e depois do Rococó deu grande impulso. Mas há palácios de todos os estilos, até mesmo modernista. O palácio é, sempre, algo bonito de se ver, e as visitas costumam incluir interiores luxuosos, com ornamentos e mobiliário. Ostentação, ostentação! Na República Tcheca conheça o Palácio de Lednice, Palácio de Hluboka, Palácio de Troja, Palácio de Litomysl. Todos com lindas fachadas e ricos interiores.

Palácio de Litomysl. Foto: Richard Semik/Shutterstock

Finalmente, o que é um château? A melhor definição é de um ‘palácio de campo’. Enquanto os palácios tradicionais ficam em zonas urbanas, ou bem próximos às cidades, um château é por definição uma moradia luxuosa em local retirado. Um lugar aonde o nobre iria para se afastar da loucura da cidade grande e relaxar. Mantendo a ostentação na arquitetura e na decoração, é claro. Os charmosos Chateau Mcley e Chateau Herálec, ambos abertos como hotel e spa, estão na República Tcheca.

Chateau Herálec. Foto: VisitCzechRepublic

Agora que cada construção está devidamente em seu quadrado, a resposta da pergunta: quantos castelos e palácios (incluindo châteaux) existem na República Tcheca?

Resposta: mais de dois mil. Que se pode visitar, são uns seiscentos. Alguns palácios e châteaux inclusive estão à venda, por preços módicos. Porém, você tem que assumir o compromisso de restaurá-los na sua beleza original. E aí? Vai deixar sair esse nobre que existe dentro de você?

Luiz Fernando Destro, diretor no Brasil do Escritório de Turismo da República Tcheca

Comentários

Leave A Comment