Fé, cultural, produção rural, sustentabilidade e economia criativa estão juntas no roteiro de turismo religioso Caminhos da Fé e da Criatividade que passa por três municípios da Paraíba. O turista tem a vivência nos municípios do Brejo Paraibano de experiências turísticas autênticas, duradouras e inclusivas, valorizando as vocações locais, a religiosidade do povo e os saberes tradicionais.

Sidnésio Moura, Agente de Roteiros Turísticos do Sebrae-PB que deu apoio técnico ao projeto em parceria com o governo estadual, afirma que “este roteiro representa um marco para a Paraíba. Unimos a fé e o sagrado ao território criativo, às vivências rurais e ao artesanato com identidade. A presença da Igreja Católica como protagonista dá a legitimidade necessária com o Brejo se transformando num destino de turismo religioso vivo, sustentável e autêntico”.

Bananeiras: fé, escultura de barro, café e encantamento

A cidade de Bananeiras, 2 horas da capital João Pessoa, oferece o acolhimento na Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento passando por paradas em ateliês artesanais, como a Casa Tellure e o Atêlie da artista Maria Ilda, até vivências no campo, como a criação de tilápias, trilhas ecológicas e capelas construídas por moradores locais.

O turista vive experiências como a visita ao “rio do encantamento”, narrativas de lendas regionais, degustação de café rural e celebrações religiosas no Cruzeiro de Roma, onde o percurso é finalizado com um chá da tarde cooperativo.

Areia: cultura histórica e espiritualidade viva

No município de Areia, o roteiro se fortalece com o potencial de suas igrejas históricas, da força da fé popular e da Associação de Desenvolvimento Sustentável da Jussara e Adjacências (ADJ) que trabalha com artesanato com foco na fé como velas devocionais, sousplats religiosos e artigos litúrgicos artesanais.

A cidade é berço de manifestações culturais ligadas à fé, com a presença de comunidades religiosas, capelas antigas e celebrações tradicionais.

TURISMO: Dicas do que fazer na capital João Pessoa

Solânea: o elo com o legado de Padre Ibiapina

Já Solânea é o guardião do Memorial Padre Ibiapina, ponto de destaque na Rota Caminhos da Fé e da Criatividade.

A Rota Caminhos da Fé e da Criatividade é mais que um percurso geográfico. É uma travessia emocional, espiritual e sensorial. Ao integrar o turismo religioso ao rural, à produção agrícola e à economia criativa, o projeto promove inclusão, geração de renda e valorização da cultura popular.

Com apoio Assimptur

Comentários

Leave A Comment