No centro de Ilhabela, em frente ao Yacht Club, o Il Giramondo é um genuíno bistrô. Funcionando em uma antiga casa típica de caiçara, mas adaptada para funcionar como restaurante, possui apenas dez mesas com capacidade para 30 privilegiados clientes (algumas delas comportam até seis pessoas), em um ambiente intimista e acolhedor, com luzes suaves e som tranquilizante.
O local é comandado pelo chef italiano Giuseppe Livelli. Com formação em Belas Artes, mudou-se para Londres, onde trabalhou em diversos restaurantes. Depois, seguiu para os Estados Unidos onde atuou em São Francisco, na Califórnia, e depois para Barcelona, até retornar para a Itália. Em 2015, mudou-se definitivamente para o Brasil. Ele teve o primeiro contato com a cozinha aos 7 anos ao ajudar sua mãe e avó a preparar as massas para a família.
O restaurante tem criações produzidas com ingredientes encontrados na floresta amazônica. Os insumos, legitimamente brasileiros, são utilizados no preparo de pratos clássicos italianos, como o Tortelli, iguaria originária de Mantova, na região da Lombardia, e o Risoto, também da Lombardia.
Livelli prepara o risoto com o camarão flambado na cachaça de jambu e speck grelhado (presunto defumado), cuja salinidade contrasta com o doce de abóbora. O sabor é discretamente notável ao paladar. Ele também utiliza uma especiaria “secreta” da Amazônia, que o torna contemporâneo devido à fusão entre as culinárias brasileira e italiana.
Tortelli com jambu
Um dos destaques do cardápio do Il Giramondo é o Tortelli produzido com massa fresca artesanal, preparada com farinha premium especial, ovos caipira, espinafres orgânicos, queijo parmesão artesanal e noz moscada. A massa vem recheada com Ricota artesanal, produzida na Fazenda Atalaia.
No preparo da massa, o Chef Giuseppe Livelli dá uma “abrasileirada” ao prato ao utilizar o jambu, uma planta nativa da região amazônica, conhecida por seu sabor característico e por causar uma sensação de formigamento e dormência na boca ao ser consumida. É um ingrediente importante em pratos típicos da culinária amazônica, como o Tacacá e o Pato no Tucupi.

Tortelli com jambu.
TURISMO: Litoral Norte paulista tem turismo náutico o ano inteiro
Ingredientes da Amazônia
Livelli conta que passou a utilizar ingredientes da região amazônica após uma viagem ao Norte de Manaus. “Lá descobri ingredientes maravilhosos como o jambu, cumarú, tucupi, a farinha ovinha, entre outros insumos, quando tive a inspiração de utilizá-los para a criação dos pratos”, revela.
Essa fusão entre a gastronomia europeia contemporânea a os ingredientes da Amazônia resultou na criação das primeiras massas recheadas e lasanhas com ingredientes amazônicos, como o Tortelli de Ricotta, feito com espinafre e jambu; o Tortelloni com abóbora e cumarú; a Lasanha com bechamel de castanha de caju; e o Cuscuz de farinha ovinha com tucupi e jambu.
Experiências
Estar no Il Giramondo é vivenciar experiências sensoriais, com paladares, aromas e adição, especialmente diante de um cardápio repleto de opções. A começar pelas entradas, como a tábua de queijos artesanais, cujas iguarias são produzidas na Fazenda Atalaia e Sítio Paiolzinho; ou os crisps de banana da terra (fatias de banana da terra crocantes acompanhadas de maionese artesanal e chutney de manga).
Para os amantes de uma legítima massa italiana, um dos carros-chefes da casa são as opções de lasanhas (Al Brassato, Vegetariana e Cogumelos). O chef Livelli explica que as massas são produzidas artesanalmente pelo próprio bistrô, sem nenhum tipo de produto químico. Os ingredientes e insumos são provenientes de produtores orgânicos locais ou regionais.
Il Giramondo em Ilhabela, São Paulo, fica na Av. Força Expedicionária Brasileira, 260, Praia de Santa Tereza.
Com apoio X Press Comunicação Corporativa






