Após mais de dois anos de trabalhos de restauração, a Gruta de Diana, na Villa d’Este, Tivoli, Itália, foi reaberta para visitação nessa semana. Construída entre 1570 e 1572 por uma grande equipe de artesãos e localizada próxima ao Palácio de Ippolito d’Este, a Gruta de Diana (fechada, acredita-se, desde a década de 1980) retorna como parte vibrante da Villa, após um cuidadoso processo de pesquisa, restauração e valorização iniciado em 2023 pelo Instituto Autônomo Villa Adriana e Villa d’Este, de Tivoli, que contou com patrocínio da Fendi.

A Gruta de Diana está localizada na parte superior do jardim da Villa d’Este, sob a Loggia dos Ventos, com sua entrada principal posicionada ao longo do Caminho do Cardeal.

Interior da Gruta de Diana

Interior da Gruta de Diana.

O espaço, em forma de cruz, é composto por uma área central com abóbada cruzada e grandes cariátides com cestos, uma ampla nicho com fundo rochoso e fonte, e três braços: O primeiro, que funciona como ante sala, possui duas nichos nas paredes e uma abóbada de berço; o segundo, à esquerda, exibe dois baixos-relevos e, ao fundo, um nicho com fundo rochoso e fonte e o terceiro, à direita, com abóbada de berço, apresenta dois grandes baixos-relevos nas laterais e, ao final, uma abertura que conduz a uma loggia com vista para Roma. Dessa loggia, uma escadaria dupla em forma de ferradura conduz acima da Loggia dos Ventos até um pequeno terraço com uma ampla vista panorâmica: do Monte Soratte às montanhas que circundam Tivoli, chegando até os Castelli Romani tendo Roma, a Cidade Eterna, como ponto focal e centro dessa paisagem rara.

TURISMO: Antônio Prado, pedaço da Itália no Brasil

Silvia Venturini Fendi, diretora Artística de Acessórios e Moda Masculina da Fendi, afirmou que “a restauração da Gruta de Diana na Villa d’Este é, para a Fendi, um ato de amor, o mais recente em uma longa trajetória que atravessa séculos, de proteção e valorização do patrimônio cultural italiano, culminando neste ano em que celebramos nosso centenário. Enraizada profundamente em Roma, onde estão os alicerces e o coração criativo da nossa Maison desde 1925, este projeto representa mais um investimento no futuro que começa com a memória do passado: um compromisso com a preservação da beleza e da história do nosso país, transmitindo este monumento precioso às gerações futuras”.

Com apoio Bvolt

Comentários

Leave A Comment