O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) tem uma nova atração: a Trilha Ytepopo que margeia o Rio Iguaçu. A nova opção de passeio, já incluído no ingresso do Parque, tem 5 k de percurso e é feita em cerca de 1h40. O diferencial dessa nova trilha é ser às margens do Rio Iguaçu onde o visitante poderá caminhar e acompanhar o volume e fluxo d’água que se direciona para desaguar e formar a Maravilha Mundial da Natureza, as Cataratas do Iguaçu.

O nome Ytepopo vem do tupi-guarani, idioma tradicional dos povos originários que habitavam a região do Parque Nacional do Iguaçu, e era como os nativos nomeavam o local das Cataratas do Iguaçu. A etimologia diz que “Y” é “rio” ou “água”, “te” é uma sílaba de ligação e “po” é “salto”. A repetição tem significado superlativo, representando intensidade ou quantidade, ou seja, “rio que pula e pula”, “rio que salta”, “rio que salta muito” ou “rio de muitos saltos”.

Trilha Ytepopo, Cataratas do Iguaçu, mapa trilhaCom início no Espaço Porto Canoas, ao percorrer a Trilha Ytepopo o visitante consegue compreender a dimensão de um dos maiores rios do Estado do Paraná, observando no horizonte a largura e imponência da “água grande”, significado da palavra “Iguaçu” em tupi-guarani. A Trilha Ytepopo também permite aos aventureiros observarem os detalhes da fauna e da flora desse Patrimônio Mundial Natural.

Ao final do percurso, a Trilha Ytepopo se conecta com o Caminho das Bananeiras, pelo qual os visitantes podem caminhar até chegar à Rodovia das Cataratas onde encontram o ponto de embarque nos ônibus da concessionária, podendo retornar ao Centro de Visitantes ou seguir em direção às Cataratas.

José Ulisses dos Santos, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, diz que “todos os 5 km, entre floresta e rio, são uma experiência única dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Uma delícia de fazer, uma trilha segura, uma trilha bem-sinalizada, que vai proporcionar momentos incríveis para quem tiver a oportunidade e desejar conhecer. Ela é nossa e é só o começo do novo sistema de trilhas do Parque Nacional do Iguaçu”.

TURISMO: Passeio nas Cataratas do Iguaçu à noite

Como acessar a Trilha

O início da Trilha Ytepopo está no Espaço Porto Canoas, próximo ao ponto de embarque de retorno do passeio tradicional da Trilha das Cataratas. Alternativamente, os visitantes podem descer no ponto do Macuco Safari e seguir pelo Caminho das Bananeiras por aproximadamente 1 km acessando a Trilha Ytepopo pelo sentido inverso e concluindo o percurso no Espaço Porto Canoas.

A Trilha estará aberta todos os dias das 9h às 14h30 e recomenda-se o uso de roupas apropriadas para atividades físicas, leves e confortáveis, calçados fechados, protetor solar, repelente, boné, óculos e garrafa de água.

Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu podem ser adquiridos clicando nesse link.

Com apoio Assessoria de Imprensa

Comentários

Leave A Comment