O “Gigante del Cedrino”, na cidade de Loculi, no sul da Itália, foi reconhecido na segunda-feira (20) como o maior queijo pecorino do mundo.
O bloco de queijo possui 598,5 quilogramas, 165 centímetros de diâmetro, 60 centímetros de altura e pouco mais de um ano de idade.
O queijo feito em Loculi, na Sardenha, superou o de Ascoli Piceno, que em 2010 criou um pecorino com 534,7 quilogramas, 158 centímetros de diâmetro e altura de 29 centímetros.
A entrada do “Gigante del Cedrino” para o Guinness, o livro dos recordes, foi celebrada com uma grande festa no município.
O bloco foi fabricado em 12 de maio de 2019, com 4,5 mil litros de leite de ovelha. Além disso, foram utilizados 25 quilogramas de sal, 700 ml de coalho e 200 gramas de fermentos lácticos.
O prefeito de Loculi, Alessandro Luche, recebeu o certificado do Guinness. Enquanto isso, o queijo já foi repartido e dado para degustação. Pela internet, um pedaço de 500 gramas do pecorino custa por volta de cinco euros (cerca de R$ 30).
Fonte: Ansa
O queijo
O queijo pecorino é um queijo italiano feito de leite de ovelha (pecora significa ovelha em italiano). É um queijo duro, compacto e salgado, com sabor forte (dependendo do grau de maturação), muitas vezes usado em culinária, ralado. Existem vários tipos de pecorino, um dos mais conhecidos é o pecorino romano, fabricado na região próxima de Roma. Uma outra variedade do pecorino é o casu marzu, que foi tornado ilegal por questões sanitárias (pois utiliza larvas de mosca-do-queijo em sua produção).
Fonte: Wikipédia