Rafael Leick é o responsável pelo primeiro blog de viagem LGBTQIA+ do Brasil e anualmente um júri elege os melhores destinos amigáveis para a comunidade no país e no mundo. A 3ª edição do Prêmio Viaja Bi elegeu quatro destinos nacionais entre os melhores do país para a comunidade LGBTQIA+ visitar em 2024. O júri apontou a capital São Paulo, Bonito, no Mato Grosso do Sul, a Chapada Diamantina, na Bahia, e o Jalapão, no Tocantins, como os destaques em diferentes categorias.

São Paulo foi eleita o “Melhor Destino Brasileiro”. Sendo uma das maiores metrópoles do mundo, a capital paulista é também um vibrante centro de diversidade e inclusão para o público LGBTQIA+. A cidade se destaca por oferecer uma cena gay rica e variada, abraçando diferentes expressões. Na mesma premiação, São Paulo levou, ainda, o título de “Melhor Destino para Trabalhar” entre a comunidade gay.

Na categoria “Melhor Destino Sustentável”, o prêmio foi para a cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, destino ideal para quem gosta de aproveitar a natureza. Conhecido por suas belezas e por um forte ecoturismo de preservação ambiental, o município atrai turistas de todo o mundo devido às suas águas cristalinas, grutas impressionantes, trilhas e uma rica diversidade de fauna e flora.

Já a Chapada Diamantina, na Bahia, levou o título de “Melhor Destino para Aventura/Outdoor”. Situado em uma região montanhosa, o local proporciona ao visitante diversos atrativos, como trilhas, cachoeiras, banhos de rios e uma dose de história, com casarões coloniais e antigos caminhos pavimentados por escravos na época do ciclo do ouro e do diamante. Além disso, a Chapada possui uma rica cultura que reflete a mistura étnica brasileira, com influências indígenas, africanas e europeias.

TURISMO: 14 destinos para viagens LGBTQIA+

No coração do Tocantins, o Jalapão entrou para lista como “Melhor Destino de Beleza Natural”. Com suas paisagens únicas e preservadas, o local tem se tornado um destino turístico cada vez mais popular, graças aos seus fervedouros, dunas e cachoeiras. É o roteiro ideal para relaxar e curtir o contato com a natureza.

Os jurados também indicaram os países que não são abertos à comunidade LGBTQIA+: Egito, Dubai (Emirados Árabes Unidos), Rússia, Anguilla, Bali (Indonésia), Barbados, Budapeste (Hungria), Cuba, Foz do Iguaçu, no Paraná, Georgia, Grenada, Hungria, Jamaica, Japão, João Pessoa, na Paraíba, Las Vegas (Estados Unidos), Malásia, Maldivas, Marrakech (Marrocos), Namíbia, Omã, Paquistão, Quirguistão, Rio Quente, em Goiás, Trindade, no Rio de Janeiro e a Turquia.

O blog destaca sobre a lista que “vale lembrar que estas são indicações pessoais de cada pessoa do júri e que, caso decida viajar para qualquer um dos destinos (da lista ou não), procure informações mais detalhadas sobre como ele trata a comunidade LGBTQIA+. Alguns destinos foram indicados como não friendly, mas, também, em algumas categorias friendly, reforçando o aspecto pessoal nessa indicação. A intenção dessa lista é ser um guia, não um ranking definitivo”.

O júri

O Prêmio Viaja Bi! 2024 tem entre os jurados, brasileiros e estrangeiros especialistas em turismo, como Rafael Leick, Clovis Casemiro, Maartje Hensen, Daniel Nunes, Dirk Baumgartl, Guilherme Dias, Felipe Abílio, Dan Gamboa, Doug Wallace e os casais dos projetos Estrangeira, Viagens Cine, Sala de Embarque, Nomadic Boys e Couple of Men, além dos influencers Klébio Damas, Pedro HMC e Penelopy Jean e os experientes viajantes Adams Souza, Marcelo Darghan, Gilson Garrett e Flávio Santos.

Clicando aqui, você acessa o blog e conhece as várias categorias do Prêmio como destinos românticos para casais, destinos para viagens solo e melhor destino para famílias LGBTQIA+.

Com apoio Assessoria de Imprensa Ministério do Turismo

Comentários

Leave A Comment