Desde terça, 25 de julho, foi eliminada a cobrança de tarifa sobre roaming internacional entre o Brasil e o Chile. Turistas brasileiros no Chile e turistas chilenos no Brasil já podem usar seus celulares nos dois países sem essa cobrança adicional. Uma reunião entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo Cabrera, comemoraram essa iniciativa e aproveitaram o encontro, em Brasília, para discutir novas formas de facilitar e ampliar o turismo entre Brasil e Chile.
Para o Marcelo Freixo, o fim dos encargos adicionais para as comunicações de voz, de mensagem de texto e de dados móveis melhora a comunicação, reduz o custo e facilita a comunicação dos viajantes e, com isso, contribui para melhorar a experiência dos turistas chilenos em nosso país. “A América do Sul é um mercado importante, e o papel do Brasil e do Chile nesse contexto é ter uma aproximação de agendas fortalecida”, disse Freixo. “Estamos com uma boa expectativa para 2023: até o fim do ano, devemos igualar os números do turismo internacional ao patamar pré-pandemia”, completou o presidente da Embratur.
Segundo o embaixador, o Brasil é o terceiro destino turístico internacional preferido dos chilenos. Para Sebastián Depolo Cabrera, é importante estabelecer uma parceria com a Embratur para reforçar e aumentar essa troca de turistas. “Brasil e Chile possuem uma relação de turismo intensa. Temos interesse em produzir linhas de trabalho e parcerias para que possamos trabalhar juntos para trazer mais turistas chilenos ao Brasil e levar mais brasileiros para o Chile”, afirmou Cabrera.
TURISMO: Chile e Argentina numa mesma viagem
Ampliação da malha aérea
A ampliação da frequência de voos internacionais para o Brasil é uma das principais estratégias da Embratur para turbinar o número de visitantes estrangeiros no nosso país. Por isso, a Agência tem um canal de diálogo aberto e constante com o setor aéreo, como companhias e aeroportos.
Recentemente, resultado de uma parceria com a Embratur, a JetSmart anunciou a ampliação da frequência dos voos que operam com o destino ao Brasil, passando a oferecer voos diários saindo de Santiago, capital do Chile, para São Paulo e Rio de Janeiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa Embratur