Um menino, de nome Lucas, caiu de uma janela de um prédio. Tinha 5 anos, morava em Juranda, no Centro-Oeste do Paraná, e o acidente aconteceu em 2013. Um traumatismo craniano colocava a vida dele em risco e as freiras do Convento Carmelitas passaram a orar por Lucas pedindo a ajuda dos Pastorinhos de Fátima. Ele se recuperou sem sequelas e sua história é registrada como o milagre que faltava pela Igreja Católica para confirmar a canonização dos Pastorinhos e isso fez de Juranda um destino de fé e religiosidade.

Hoje quem vai à cidade (490 km de Curitiba e a apenas 105 km de Cascavel) pode fazer a Jornada do Milagre, uma vivência guiada, e conhecer outras atrações do município, como relata a prefeita de Juranda, Leila Amadei: “Temos o turismo rural e ecoturismo, incluindo trilhas e passeios na natureza, visitas aos pesqueiros e cafés rurais em propriedade”.

Chamada de “Cidade do Milagre”, Juranda vai participar em junho da Expo Turismo Paraná, nos dias 15 e 16, no Viasoft Experience, para apresentar como se tornou um destino de turismo sustentável no Paraná.

A Prefeitura começou a incentivar e apoiar a comunidade local com a valorização de todas as potencialidades turísticas, oferecendo cursos de capacitação direcionados a proprietários rurais e artesãos, cursos de boas práticas na produção de alimentos, entre outros. Desde 2018, mais de 50 empreendedores de produtos artesanais passaram por capacitações e estão em atividade, tendo uma nova fonte de renda.

O turista, além da devoção, pode conhecer os recursos naturais de uma região repleta de cachoeiras e rios que integra a rota dos Caminhos de Peabiru (rotas indígenas que ligavam o Oceano Atlântico ao Peru, antes da colonização europeia nas Américas); atrativos de turismo ecológico, com a Caminhada da Natureza; turismo de aventura, com a Cavalgada João Maria de França, tradicional na região; turismo de negócios, com a realização da Expojur, feira agroindustrial que une os produtos do setor com uma série de atividades de lazer, entretenimento e rodeios para a comunidade local e visitantes; uma etapa do Campeonato Paranaense de Motocross e turismo rural com pesque-pague e experiência a produtores com colha e leve.

O local onde ocorreu o acidente agora é chamado de Marco Zero do Milagre e próximo tem a Exposição Documental do Milagre que relata o passo a passo do acidente até o milagre da recuperação e o processo de canonização de Francisco e Jacinta Marto. E está em execução a construção do Memorial do Milagre que quer proporcionar uma experiencia sensorial ao visitante, similar ao vivenciado pela família do Lucas nos dias seguintes ao acidente.

Exposição Documental tem foto de Lucas com Papa Francisco. Foto: Prefeitura Juranda

Juranda, nome do município, foi uma índia que foi aprisionada por desbravadores e morreu de saudades de sua tribo e familiares. Ela virou ponto de referência e, assim, a localidade passou a chamar-se Juranda. A cidade é nova, de 1945, tem cerca de 8 mil habitantes e sua economia é basicamente agrícola (café, soja, milho e trigo). Povos indígenas e migrantes nordestinos, europeus e japoneses dão o tom da herança cultural da cidade.

TURISMO: Paraná tem Rota do Queijo que une 23 municípios

Rota do Milagre

A Domus Viagens, de Curitiba, tem um pacote para visitar o local que deu a canonização dos irmãos Francisco e Jacinta Marto como os Pastorinhos de Fátima.

É um roteiro que sai sempre às sextas-feiras de Curitiba retornando no domingo. No primeiro dia há uma parada em Guarapuava para visitar o Santuário de Schoensttat e depois hospedagem em Campo Mourão com noite livre. Na cidade, passeios para conhecer a Igreja Matriz de São José, fundada por pioneiros, seguindo para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida onde está imagem dos Santos Pastorinhos encerrando a manhã no Carmelo Nossa Senhora do Carmo, onde as irmãs rezaram pedindo ajuda dos Pastorzinhos para o menino Lucas. Em Juranda, a 72 km, almoço e após um monitor narrará a história de Lucas passando pelo Marco Zero e paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus. No final do dia, retorno a Campo Mourão para no dia seguinte ir a Barbosa Ferraz, a Capital Paranaense do Tricô, e depois Lunardelli cidade que tem o título de Capital Paranaense da Fé onde está o Santuário de Santa Rita de Cássia. A chegada a Curitiba é prevista para a noite. Informações e detalhes da Rota do Milagre, clique aqui.

Com o apoio Flamma Comunicação

 

Comentários

3 Comments

  1. Pedro Kempe 30 de maio de 2023 at 13:58 - Reply

    Agradecemos a mensionar nossa empresa. Nós da DOMUS Viagens acreditamos e confiamos em roteiros pelo nosso Paraná. O Turismo religioso em nosso estado é forte e estamos preparados para operar todos os pedidos de viagens.

    • Jean Luiz Féder 30 de maio de 2023 at 21:07 - Reply

      Pedro,

      Somos parceiros do Turismo paranaense!

  2. SIMONE MACADO 30 de novembro de 2023 at 20:29 - Reply

    OLA
    É UMA SATISFAÇÃO RECEBER TODOS AQUI EM JURANDA, A CIDADE DO MILAGRE.
    ESTAMOS DISPONÍVIES! AGENDAMENTO PARA EQUIPES, ROMARIAS E EXCURSSÕES E ATÉ MESMOS AS PESSOAS QUE QUEIRAM VIR SÓ.
    CONTATO (44) 997738099 OU REDES SOCIAIS VISITE JURANDA.
    AGRADECIMENTOS A DOMUS VIAGENS, EM CONFIAR EM NOSSOS SERVIÇOS

Leave A Comment