Curitiba é referência quando se fala em programas ao ar livre, mas nos demais municípios da Região Metropolitana também há programas para todos se reconectarem com a natureza, além de experiências com muita adrenalina, como passeios em grutas e voos de balão.
Grutas do Varzeão e Dá a Volta
Estão localizadas em Doutor Ulysses, a 133 km de Curitiba, as duas maiores cavernas já catalogadas no Paraná: a Gruta Dá a Volta, com 2,5 mil metros de extensão, e a Gruta do Varzeão, com 1,9 mil metros. Ambas próximas do centro da cidade.
Próximo à Gruta do Varzeão fica localizada a comunidade quilombola que leva o mesmo nome. A comunidade é certificada pela Fundação Palmares, desde 2006, e é um ponto turístico da região.
A entrada é gratuita.
Como chegar, clique aqui.
Recanto Viana
Provar aperitivos com diferentes combinações, relaxar em contato com a natureza ou fazer atividades ao ar livre são algumas das possibilidades dos visitantes do Recanto Viana, em Bocaiúva do Sul (45 km de Curitiba). Além da prática da pesca, também estão disponíveis pedalinho, parquinho infantil, redes entre os arvoredos, e muito gramado, para um piquenique.
É necessário levar o material de pesca e isca, pois o local não oferece. Também não tem serviço de limpeza de peixes.
De sexta à domingo e feriados nacionais, das 8h às 19h
Passeio de Balão
Admirar a paisagem do alto de um balão faz parte do sonho de muitos turistas e pode ser realizado a 30 km de Curitiba, em Campo Largo. O passeio no ar depende das condições climáticas e dura cerca de uma hora, mas a aventura toda tem duração de 3 horas e meia, com instruções de voo e preparação do balão (utilizando ar frio para em seguida receber jatos de fogo). Os voos acontecem pelo amanhecer e no fim da tarde, normalmente às 7h e às 16h.
A partir de R$ 430 por pessoa e reservas são feitas clicando neste link.
TURISMO: Museus com entrada gratuita em Curitiba
Parque Estadual de Campinhos
O Parque Estadual de Campinhos está localizado nos municípios de Tunas do Paraná e Cerro Azul (cerca de 85 km de Curitiba) e é o primeiro Parque Estadual criado para conservar o Patrimônio Espeleológico do Paraná que estuda as cavidades naturais.
A Gruta dos Jesuítas é o cartão-postal do local e reconhecida como a 5ª maior caverna do Estado. As visitas são permitidas desde que acompanhadas pelos condutores que trabalham no Parque. O passeio contempla os 550 metros internos em um trajeto de aproximadamente 1 hora de duração. Não é indicado para quem tem medo do escuro, pois dentro da gruta a ausência de luz é total.
A entrada na caverna é feita até às 14h30.
TURISMO: Aventura e gastronomia em Colombo, perto de Curitiba
Bosque Municipal Reinhard
Em uma área de 78 mil m²s, no bairro Hauer, em Curitiba, fica o Bosque Reinhard Maack. O local tem foco na educação ambiental e recebe estudantes ou grupos acompanhados de pedagogos – com autorização prévia da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Durante as visitas, são reforçadas as ideias de respeito à natureza, passeio nas trilhas em meio à vegetação, com atividades lúdicas nos 16 diferentes brinquedos feitos de madeira, cordas e pneus, dispostos ao longo do caminho da “Trilha da Aventura”. Nos fins de semana com sol, o parque é aberto ao público em geral.
De terça a sábado para visitação gratuita de grupos de estudantes previamente agendados. Nos fins de semana, o bosque é aberto ao público.
Para apoiar o turismo na Região Metropolitana da capital do Paraná, existe o Grupo de Trabalho de Turismo do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), coordenado pela presidente do Instituto Municipal de Turismo, de Curitiba.
Fonte: Agência de Notícias Curitiba