Em resposta aos episódios de assédio sexual envolvendo turistas estrangeiros no Brasil, o Ministério do Turismo (MTur) lançou na sexta, 17 de março, a campanha “O turismo respeita as mulheres”. O objetivo do Ministério é provocar uma grande mobilização, envolvendo órgãos governamentais, trade turístico, sociedade civil e cidadãos, esclarecendo que esses atos são criminosos e nada se relacionam com o turismo.

Em vídeo institucional divulgado nas redes sociais, que marca o início da mobilização do governo federal, as ministras do Turismo, Daniela Carneiro, e das mulheres, Cida Gonçalves, alertam que situações de assédio ou importunação sexual devem ser denunciadas às autoridades competentes.

“Precisamos nos posicionar e denunciar situações como essas às autoridades competentes” – enfatiza a ministra do Turismo, Daniela Carneiro – para completar que a “exploração sexual não é turismo, é crime e todos nós temos que estabelecer essa rede de proteção importante!”.

TURISMO: Mulheres executivas de turismo combatem exploração sexual de crianças

 A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, endossou a ação para dizer: “Nós, do governo federal, estamos vigilantes para proteger as mulheres de todo e qualquer tipo de violência e misoginia. E esse combate também ocorrerá no âmbito do turismo”

A hashtag #OTurismoRespeitaAsMulheres envolverá as ações da campanha, que prevê a divulgação de vídeos nas redes sociais com o posicionamento de mulheres que atuam no setor de turismo, além de promover ações de conscientização para avançar em ações sobre o tema.

Combater a exploração sexual promovendo um turismo mais seguro é uma das prioridades da ministra Daniela Carneiro. No Carnaval deste ano, o Ministério do Turismo aderiu à ação #BlocoDisque100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que incentivou o respeito entre todos durante o Carnaval.

TURISMO: 5 lugares seguros para a mulher viajar sozinha

A ação se relacionou com o Código de Conduta Brasil, iniciativa do MTur que promove a conscientização de empresas e prestadores de serviços turísticos sobre o combate à exploração sexual infantil no turismo, mobilizando-os como importantes agentes de denúncia a supostos crimes a partir do Disque 100.

Paula Rosa, Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comentários

Leave A Comment