Promovido pelo Chile Enoturismo de Corfo, a Viña Santa Rita foi eleita como a “Melhor Experiência de Enoturismo” do país. A iniciativa distingue os vinhedos e as experiências de enoturismo mais atraentes em todo o Chile.
A preservação do patrimônio nacional e sua divulgação foi um dos grandes atributos que levaram a Santa Rita a se posicionar como a melhor experiência do Chile. A vinícola está a cerca de 1 hora do centro da capital, Santiago.
A Viña Santa Rita foi fundada em 1880, ou seja há 142 anos, por Domingo Fernández Concha, um empresário chileno que encomendou ao arquiteto alemão Teodoro Burchard a construção de sua residência de verão, que hoje dá vida ao Hotel Casa Real, onde seu neto, o poeta nacional Vicente Huidobro passou longas temporadas. Atualmente, a boutique hotel de 16 quartos procura ser uma referência mundial em hotéis patrimônio em vinhas, proporcionando aos hóspedes uma experiência exclusiva em um local declarado monumento histórico, sempre com o vinho como destaque.
Elena Carretero, gerente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Santa Rita, diz que “nos sentimos muito honrados por este grande reconhecimento do nosso trabalho para preservar mais de 140 anos de história, oferecendo aos nossos visitantes uma proposta que combina a tradição do vinho chileno com inovação, em um ambiente incomparável de cultura, patrimônio, natureza e gastronomia, sempre buscando oferecer um serviço de excelência”.
VINHOS: Coluna Wine Not?! mostra vinhos chilenos
A experiência patrimonial do vinhedo inclui uma capela neogótica ao lado do hotel cercada por um parque de 40 hectares declarado Monumento Histórico e projetado pelo paisagista francês Guillermo Renner. A isto se soma a Casona Doña Paula, edifício de 1760 (262 anos) que hoje abriga o restaurante Doña Paula, cujo nome homenageia Paula Jaraquemada que abrigou no local 120 patriotas que lutaram pela Independência do Chile, no Batalha de Cancha Rayada.
Da mesma forma, existe o Museu Andino da Fundação Claro Vial que abriga um acervo de cerca de 3 mil peças arqueológicas e etnográficas de povos pré-colombianos que habitaram o território junto com expressões da mistura de culturas da América e do Chile. “Hoje, graças ao trabalho de restauração realizado, fala Elena, visitantes chilenos e estrangeiros podem conhecer uma proposta de turismo integrado e patrimonial que busca a preservação para as gerações futuras. O trabalho de divulgação da cultura e do patrimônio, junto com a integração das comunidades, é um eixo central para valorizar uma atividade com tanta história e raízes no território chileno”.
Um total de 136 participantes passaram pela avaliação de um júri regional que teve como missão selecionar os 3 semifinalistas de cada região. Em seguida, por meio de votação popular, o público escolheu os 12 finalistas regionais. Por fim, um júri nacional elegeu os vencedores em três categorias: “Melhor Experiência de Enoturismo”, com a Santa Rita, “Melhor Vinícola Emergente”, com a Viña Mujeres del Itata, e “Melhor Conto sobre Enoturismo”, que ficou para Clara Inês Arteaga.
Com apoio Pipah Comunicação