Agora já é possível pernoitar no Parque Estadual Guartelá. A 235 km de Curitiba, Guartelá é o 6º maior cânion do planeta. Com 798,97 hectares ali está uma biodiversidade própria dos Campos Gerais onde vivem espécies como o logo-guará, a jaguatirica, o veado, o gavião-pombo e a capivara. A Cachoeira da Ponta de Pedra tem quase 180 metros de altura e o Córrego Pedregulho forma cascatas e banheiras naturais. O Guartelá foi definido pelo naturalista francês Saint-Hilaire como o “paraíso terrestre do Brasil”. Desde dezembro o local conta com uma estrutura de 2 mil m² que possibilita o pernoite de até 10 motorhomes com energia elétrica, pontos de água e guarda 24 horas, além de poder utilizar os sanitários do Centro de Visitantes.
Entrevistado pela Agência de Notícias do Paraná, Dallas Fernando Fagundes veio de Joinville com a família e seu motorhome e além de aprovar a nova estrutura disse que “é completamente diferente pernoitar no Parque. Tem coisas à noite que não tem durante o dia. No verão, a temperatura fica bem agradável, você põe a cadeira para fora e consegue contemplar as estrelas”. Disse também que foi importante foi ter acesso a energia de carga de 220v.
Além do Parque Estadual Guartelá, a região dos Campos Gerais possui diversos atrativos culturais e gastronômicos, e uma natureza privilegiada que contempla mais de 90 saltos e cachoeiras.
A utilização do espaço deve respeitar regras para garantir a conservação do patrimônio público. Os motorhomes ficam apenas na área demarcada. O interessado pode visitar a Unidade de Conservação normalmente, mas no caso das UCs concessionadas é preciso consultar a empresa. Não é disponibilizado espaço para limpeza e esvaziamento de caixa de detritos.
TURISMO: Nos Campos Gerais, um pedacinho da Holanda
Para pernoitar é necessário fazer reserva com pagamento da taxa de 0,20 UPF/PR (Unidade de Padrão Fiscal do Paraná) por veículo por dia. O valor aproximado é de R$ 30. A reserva deve ser feita no site do Instituto Água e Terra (IAT), na aba Autorizações em Unidades de Conservação Estaduais.
O IAT viabilizou a criação de espaços destinados a motorhomes em 12 Unidades de Conservação do Paraná. Além do Guartelá e de Vila Velha, que já possui a infraestrutura, serão permitidos os veículos nos Parques Estaduais do Monge, da Serra da Esperança, do Lago Azul, Vila Rica do Espírito Santo, São Camilo, Rio Guarani, do Palmito, Mata São Francisco, de Campinhos, e no Monumento Natural Salto São João.