Muito provavelmente você não acredita em fantasmas. Mas com certeza não duvida do ditado que diz “No creo en brujas, pero que las hay, las hay” ou, em claro português, “Não creio em bruxas, mas que elas existem, existem”. Talvez o mesmo se aplique a espíritos que assombram castelos. Pois, se quiser testar seus nervos, não custa nada arriscar e conhecer esses lugares ditos hotéis mal-assombrados no Reino Unido.
The Mermaid Inn
The Mermaid Inn, em East Sussex, é uma das pousadas mais antigas do país – remonta a 1420 e fica no coração de Rye, uma pitoresca cidade na costa Sudeste da Inglaterra. Famosa por seus mitos de contrabandistas e invasores provenientes da França, a pousada tem muitos quartos com seus próprios fantasmas, da dama de branco no quarto 5 até um homem que atravessa a pare de no quarto 10. Cadeiras que balançam sozinhas, garrafas que caem do bar e ruídos inexplicáveis são ocorrências comuns.
Tulloch Castle
Datado do século 12, o Tulloch Castle Hotel tem muitas histórias de fantasmas, mas a mais conhecida é a da “Dama de Verde” – vista com tanta frequência que o nome do bar do hotel é em homenagem a ela. Ruídos inexplicáveis, esferas de luz e golpes de ar gélido já foram testemunhados no castelo, que agora é um luxuoso hotel de 20 suítes. Tudo muito acolhedor, apesar de seu tamanho. Fica em Dingwall, Escócia.
Ballygally Castle Hotel
Se você ouvir batidas em sua porta no meio da noite quando se hospedar no Ballygally Castle Hotel, em Co Antrim, na Irlanda do Norte, prepare-se para abri-la e não encontrar ninguém do lado de fora. Dizem que Lady Isobel Shaw, cuja família era proprietária do castelo nos séculos 17 e 18, perambula pela propriedade depois de ter sido trancafiada pelo marido, até acabar morrendo de fome. Um dos quartos na torre do hotel é conhecido como “o quarto do fantasma” e não é utilizado para acomodar hóspedes. Crianças correndo e rindo sempre são ouvidas, mas nunca vistas.
The Langham
O primeiro grande hotel da Europa, inaugurado em 1865, o The Langham Hotel, em Londres, tem como parte de sua rica história sete supostos fantasmas que perambulam pelo edifício. É um hotéis mal-assombrados no Reino Unido. Os destemidos caçadores de fantasmas devem reservar a suíte 333, que tem sido o local de várias aparições de figuras do além ao longo dos anos. Procure por um cavalheiro vitoriano que supostamente se matou depois de assassinar a esposa quando estavam em lua-de-mel no hotel. Ou um soldado alemão, que saltou do edifício às vésperas da 1º Guerra Mundial.
Publicado no Aeroporto Jornal – abril/2017