Um caminho de fé em Minas Gerais. Peregrinos e interessados podem fazer a Rota Caminhos Franciscanos, um trajeto começa na Igreja de São Francisco de Assis, no Jardim das Acácias, em Teófilo Otoni, e termina na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri. A Rota sugere uma reflexão inspirada em São Francisco de Assis e na história dos frades menores capuchinhos no Vale do Mucuri e procura fomentar o turismo religioso, rural e de base comunitária no Vale do Mucuri.
2022 marca os 150 anos da chegada dos capuchinhos Frei Serafim de Gorízia e Frei Ângelo de Sassoferrato em Minas Gerais e o início do trabalho de evangelização. Os dois chegaram ao Rio de Janeiro vindo de Gênova, na Itália, em 7 de abril de 1872.
Com extensão de 42 km, que podem ser percorridos em 2 dias, a Rota Caminhos Franciscanos interliga Teófilo Otoni a Itambacuri por meio de estradas de rodagem nas áreas rurais, permeadas por fazendas e povoados.
São duas opções de Rota: a primeiro entre as Igreja São Francisco de Assis (Teófilo Otoni), Igreja Santo Antônio (Comunidade de Capitólio) e Igreja Nossa Senhora dos Anjos (Itambacuri) e a segundo entre as Igreja Santa Rita (Lajinha), Igreja Santo Antônio (Comunidade de Capitólio) e o Santuário Nossa Senhora dos Anjos.
A proposta é que o percurso seja feito a pé, a cavalo, de bicicleta, moto ou carro. “A intenção é oferecer ao visitante uma experiência única, seja motivada pela fé, pela aventura, ou simplesmente, pela contemplação da natureza desse pedacinho do Vale do Mucuri”, diz a analista do Sebrae Minas Déborah Constantino.
O período menos chuvoso na Rota é no mês de julho, mas entre maio e setembro a chuva tem menor precipitação.
TURISMO: Faça a Rota dos Cafés e das Quitandas, em Minas Gerais
Se ao final, quiser ratificar o seu Caminho com o certificado de realização do percurso, é necessário que o passaporte do peregrino esteja carimbado com, pelo menos, 6 carimbos por trecho no total. O passaporte pode ser retirado na Igreja de São Francisco de Assis, no Bairro Jardim das Acácias, em Teófilo Otoni ou no Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri, com agendamento prévio.
Todas as orientações para percorrer o Caminhos Franciscanos, como com que roupa ir, hospedagem, atrações turísticas e os mapas estão neste link.
A Rota Caminhos Franciscanos tem entre seus apoiadores, o Sindcomércio de Teófilo Otoni, Emater, CDL Teófilo Otoni, CDL Itambacuri, Comitê da Bacia Hidrográfica do Mucuri, IEF e das Associações das Comunidades Rurais Brejaúba, Lajinha, São José e Suíça II.
Fonte: Assessoria de Imprensa