Segunda maior cidade da Grã-Bretanha, com pouco mais de milhão de habitantes, Birmingham fica na região central da Inglaterra, a uma hora e meia de trem ou duas horas e meia de carro de Londres.

A cidade, no condado de Midlands Ocidentais, foi o coração da Revolução Industrial no mundo, funcionando como uma superpotência produtiva no século XVIII. Na II Guerra Mundial a cidade foi muita castigada no conflito.

Hoje, Birmingham é um centro cultural e gastronômico, repleto de atrações interessantes. Aqui estão dez delas.

  1. Birmingham Museum

O melhor ponto de partida é uma visita ao Museu e Galeria de Arte de Birmingham. Aqui você entenderá a importância da cidade ao longo da história, mas não só isso. O Birmingham Museum conta com um acervo de importância internacional, abrangendo belas artes, cerâmica, metalurgia, joalheria, história natural, arqueologia, etnografia, história local e história industrial.

Foto: Facebook

  1. Visita a uma fábrica de chocolates

A fábrica da Cadbury fica em Birmingham e a Cadbury World é um delicioso mergulho 4D na arte do chocolate, oferecendo um meio divertido de ver como são feitas as barras que tanto adoramos. A melhor parte vem no final, com um pote de Cadbury Dairy Milk derretido, coberto com seus granulados favoritos. É possível ainda testar seus dons na zona “Have a Go”, antes de encerrar o tour na maior loja Cadbury do mundo.

Creme Egg Brownie. Foto: Facebook

  1. Compras

Ícone da cidade, o shopping Bullring & Grand Central é um impressionante edifício adornado com milhares de discos de alumínio cintilantes. Claro que virou sucesso no Instagram. O Bullring tem mais de 160 lojas, incluindo uma filial da Selfridges, loja de departamentos de luxo, além das maiores marcas de estilistas e uma abundância de varejistas populares de rua. A maior Primark do mundo também está localizada no centro de Birmingham.

Bullring & Grand Central. Foto: Facebook

  1. Um bairro de joalheiros

O histórico bairro de Jewellery Quarter conta com uma das maiores concentrações de joalheiros industriais da Europa, bem como centenas de artesãos especializados independentes, de floristas a tatuadores. Aqui é imperdível o Museu de Jewellery Quarter, que preserva uma oficina da década de 80 e explica as origens e o rico patrimônio desta região.

  1. Descobrindo os canais da cidade

Você sabia que Birmingham tem mais canais do que Veneza? Isto é o que os brummies (habitantes de Birmingham) costumam dizer. Um passeio de narrowboat é uma excelente forma de conhecer melhor a cidade, explorando novos ângulos e entendendo a importância dos canais em Birmingham durante a Revolução Industrial.

  1. Experimente o prato típico

O prato de Balti. Foto: VisitBritain

Birmingham adaptou o curry tipicamente indiano e criou uma receita única: o frango balti, hoje o prato mais popular da cidade. No Triângulo Balti, na parte Sul de Birmingham, há um conjunto de restaurantes que servem o frango balti que só existe lá.

 

 

 

 

  1. Siga os passos de Peaky Blinders

Inspirada em fatos reais, a série de sucesso Peaky Blinders conta a história de uma família de gângsters em Birmingham. Há tours que contam a história da gangue na cidade e uma das principais locações da série é o museu Black Country Living, uma construção ao ar livre que recria o estilo de vida da população local durante aqueles primeiros dias de indústria. Fica na região conhecida como Black Country, em Dudley, um pouco mais distante do centro de Birmingham. O criador do show, Stephen Knight, chegou a chamar o museu de “casa dos Peaky Blinders”.

  1. Casas históricas

A atração Birmingham Back to Backs é um pátio de casas históricas que foram conservadas para mostrar a vida dos residentes de 1840 até 1970, quando teve seus últimos ocupantes. Diferentes personagens guiam os visitantes, cada um representando costumes de uma época, o que traz dinamismo e imersão na experiência e nas histórias de vida do local.

Birmingham Back to Backs. Foto: site

  1. Vida noturna

A vida noturna em Birmingham é lendária. Pubs animados, bares cheios de glamour, karaokê e casas de jazz como a The Jam House estão entre as muitas opções de diversão e entretenimento. Há enormes clubes noturnos com DJs de ponta e shows undergrounds ao vivo, para quem quer dançar noite adentro. Esteja você em busca de uma noite inesquecível ou apenas uma distração noturna, Birmingham tem o que você precisa.

  1. Explore as atrações ao redor

Birmingham é a base perfeita para passeios pelo centro da Inglaterra. Há o castelo medieval de Warwick, a cidade natal de William Shakespeare, Stratford-upon-Avon, a charmosa Rugby (berço do esporte) e Coventry, eleita Cidade da Cultura de 2021.

Warwick Castle. Foto: Facebook

Fonte: VisitBritain

 

Comentários

Leave A Comment