Em 1963, uma família com cinco filhos chegou ao Brasil vindo da Espanha, instalando-se no Noroeste de São Paulo, na região de São José do Rio Preto. A mãe, Rubina Fernandez, da família Perez Y Fernandez era boa na cozinha, chamando a atenção de quem a família e Rubina se perguntou: “Já que todo mundo gosta da comida, por que não começar um negócio?”. Surgiu o restaurante Don León, o primeiro em Monte Aprazível, a 40 km de São José do Rio Preto, que tem dois endereços (na Redentora e no Automóvel Clube) e um em Brasília, na Asa Sul.
Hoje, a chef Mari, que chegou ao Brasil com 11 meses, é uma das comandantes dos restaurantes. Angel Perez, irmão de Mari, toca o endereço em Monte Aprazível.
É lógico que a especialidade de Don Léon (Don significa “máximo” e Léon é a região da Espanha onde a família nasceu) é a cozinha espanhola e mediterrânea.
E como bom restaurante espanhol, não pode faltar as paellas especiais. Mas Don León vai além e entrega outros pratos da culinária mediterrânea, como o peixe frito à milanesa e mergulhado em molho branco que leva alcaparras, batatas e camarões. Servido com arroz branco, alimenta até três pessoas. O carpaccio de bacalhau regado com azeite, salsa, rodelas de tomate e alho frito acompanhado de pão torrado é outra opção que é muito pedida.
No cardápio há opções como mexilhões no molho de tomate, cebola, alho e páprica; pimentões no azeite; camarão no alho; tortilha tradicional; tapas e jamón serrano; camarão, lula, mexilhão, vôngole, pescada branca na Caldeirada Espanhola em molho vermelho com páprica.
O bacalhau é servido em quatro versões: ao forno; à moda (molho de açafrão, batatas cozidas, brócolis, ovos, cenoura, ervilhas e azeitonas pretas); à Viscayna e bacalhau Silvio em homenagem a um cliente (lombo de bacalhau do Porto grelhado, batata rústica, champignon, palmito, ervilhas, brócolis, cenoura baby, couve-flor e tomate cereja).
Para beber, a tradicional Sangria feita com vinhos tinto ou branco e clericot de espumante rosé. A carta de vinhos é assinada pela Del Maipo, e o destaque é o rótulo da casa Don León 2018, um Tempranillo produzido pela Bodega Vizar, o preferido do rei da Espanha.
O Don León funciona de terça a sábado (para jantar) e sábado e domingo (almoço).
Fonte: Assessoria de Imprensa