Em outubro de 2021 realizei visitas em algumas vinícolas do Rio Grande do Sul no Vale dos Vinhedos, Flores da Cunha e de Vacaria e apreciei alguns vinhos da Serra Gaúcha e dos Campos de Cima da Serra.
Em várias degustações me surpreendi com a evolução da qualidade dos nossos vinhos nacionais.
Vinho Luiz Argenta Sauvignon Blanc
A história da Vinícola Luiz Argenta começou em 1999, com os irmãos Deunir e Neco, filhos de Luiz Argenta. Eles adquiriram a propriedade da antiga Granja União, em Flores da Cunha. A Vinícola, com sua arquitetura diferenciada, paisagens deslumbrantes e ótimo restaurante ficou pronta em 2009.
Vinícola Luiz Argenta, sala de degustação.
O Vinho Luiz Argenta Sauvignon Blanc tem 12,5% de teor alcoólico. Apresenta cor amarelo pálido com intensos reflexos esverdeados. O aroma é de frutas tropicais como maracujá, pêssego e um toque vegetal. O sabor é elegante, jovem e refrescante, com boa acidez e persistência. Harmoniza com carpaccio, queijo de cabra, peixes com molhos cítricos e culinária japonesa. A garrafa é linda em formato de vela de barco.
Luiz Argenta Merlot
O Merlot da Luiz Argenta tem 13.8% de teor alcoólico. Apresenta cor vermelha granada intensa. O aroma é complexo e lembra geleia de amora, menta, ameixa seca, além dos aromas das especiarias características do carvalho. Em boca o ataque inicial é doce, com taninos equilibrados. Os aromas percebidos no olfato podem ser facilmente identificados no retrogosto. Passa doze meses em barricas de carvalho francês. Harmoniza com molhos condimentados, carnes de caça, cordeiro, carnes vermelhas em geral.
Vinho Viapiana Merlot 202
A história da vinícola começou com a chegada de Antonio Viapiana com 10 anos, em 1878, proveniente da cidade de Mantova, Lombardia, Itália, na Colônia Caxias, hoje Flores da Cunha. E a Vinícola continua com a Família Viapiana até hoje.
Vinícola Viapiana, loja e degustação.
O vinho Viapiana Merlot tem 13,5% de teor alcoólico. Passa quatorze meses em barricas de carvalho francês e americano. Apresenta cor vermelha rubi intensa. O aroma é frutado com predominância de frutas negras como ameixa e amoras, com toques mentolados e especiarias. Em boca tem boa estrutura com ótimo frescor preservando o equilíbrio. Harmoniza com carnes vermelhas. O enólogo deste vinho é Elton Viapiana. Este Merlot tem muitas premiações no Brasil.
Vinho Bebber BAH
A vinícola é de família Bebber, com o enólogo Felipe Bebber, seu pai e irmão, Valter e Rafael.
A visita foi muito rápida e pudemos degustar somente o vinho BAH que gostei. O BAH é elaborado com uvas Tannat e uvas Touriga Nacional. O teor alcoólico é de 13,7%. Apresenta cor rubi intensa e brilhante. Em boca apresenta bom corpo com sabor de frutas vermelhas maduras, notas de ervas, especiarias, pimenta negra, leve tostado e taninos macios. Harmoniza com carnes vermelhas grelhadas, cordeiro, churrasco, queijos maturados levemente picantes.
Espumante RAR Cuvée Brut
O grupo criado por Raul Anselmo Randon (RAR) é grande, diversificado e atua, entre outros, nos segmentos de carrocerias e reboques para caminhões, maçãs, vinhos e espumantes, azeite de oliva, queijos tipo grana, creme de leite e na importação de produtos de charcutaria de origem italiana
Os vinhedos da RAR estão localizados na região dos Campos de Cima da Serra, com aproximadamente mil metros de altitude, nos arredores de Vacaria.
Como já conhecíamos grande parte dos produtos, passamos na loja junto à BR-116 denominada Spaccio RAR em Vacaria e visitamos uma fazenda de maçãs, fazenda de leite e a fábrica de queijos da RAR onde constatamos o apurado cuidado em todas as etapas de produção, desde a ordenha mecanizada até a embalagem final dos produtos.
Em Curitiba existe um Spaccio RAR com todos os produtos que encontramos na loja de Vacaria além de restaurante com a boa culinária do Sr. Felipe Michelon.
O Espumante RAR Cuvée Brut é elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir. Apresenta cor amarelo palha com tons esverdeados, perlage fina, abundante e persistente. O aroma é de frutas cítricas, abacaxi e mel, mesclado com aroma de pão tostado. No paladar tem boa cremosidade, com acidez refrescante e elegante. O retrogosto é agradável e o final de boca é longo. É ideal para aperitivo como bolinho de bacalhau, croquete de camarão, croquete de carne, moqueca de peixe, bobó de camarão e culinária caiçara.
RAR Riserva di Famiglia Cabernet Sauvignon/Merlot
O Riserva di Famiglia é um blend com uvas Cabernet Sauvignon e Merlot com 14% de graduação alcoólica. Apresenta cor vermelho intenso com tons atijolados. O aroma é intenso e complexo, com presença de frutas, madeira, eucalipto, cacau e queijo roquefort. Em boca é potente, de corpo intenso, taninos macios e persistente. Harmoniza com carnes suculentas assadas ou grelhadas, pernil de cordeiro, cabrito, javali, picanha de gado ou suíno, massas com molhos de cogumelos, risotos, arroz carreteiro, ensopados de carne e queijos maduros.
Vinho Zanotto Sauvignon Blanc da Vinícola Campestre
A Vinícola Campestre é uma empresa familiar, situada junto a BR-116 em Vacaria. As instalações são bonitas. A loja com a venda dos seus produtos e área de degustação fica na entrada da propriedade. O “terroir” dos vinhedos é na região denominada Campos de Cima da Serra, Vacaria.
O vinho Zanotto Sauvignon Blanc tem graduação alcoólica de 12%, elaborado 100% com uvas Sauvignon Blanc. Apresenta cor amarela com reflexos esverdeados, límpido e brilhante. O aroma é de frutas cítricas como goiaba e maracujá, além de notas minerais. Em boca tem corpo leve, acidez média/ alta com muito frescor. Harmoniza com saladas frescas, queijos leves, peixes e outros frutos do mar, pratos com legumes e molhos cremosos.
Vinho Nova Morada Merlot da Vinícola Campestre
O Vinho Nova Morada Merlot tem teor alcoólico de 12%. Apresenta cor vermelha viva com nuances alaranjadas. Passa dezoito meses em barricas de carvalho francês e americano. O aroma é de frutas vermelhas maduras, ameixa preta e um leve toque de madeira. Em boca tem alta intensidade, robusto e com taninos maduros. Harmoniza com queijos emmental, carne de gado, suíno, massa e risotos bem condimentados.
Vinho Lemos de Almeida Chardonnay
A vinícola Lemos de Almeida, de origem lusitana, está na cidade de Muitos Capões, a 50 km de Vacaria.
A arquitetura açoriana do prédio da unidade de produção da vinícola é uma réplica da Casa da Alfândega de Florianópolis, Santa Catarina. As visitas a Vinícola não são frequentes e não coincidiu com o nossa estadia em Vacaria. Por esta razão, após contato prévio com a simpática enóloga da Vinícola, Priscila Rech, fizemos uma degustação na loja no centro de Vacaria. Foi uma surpresa agradável constatar a qualidade dos vinhos que provamos.
O vinho Lemos de Almeida Chardonnay (rótulo preto) tem várias premiações no Brasil e na França. O teor alcoólico é de 12,5%. Passa doze meses em barricas de carvalho. Apresenta coloração amarelo palha brilhante. Aroma intenso, alcoólico e frutado, com notas de figo em calda e pera caramelizada, favos de mel, harmonizando com notas de carvalho e especiarias como noz moscada. Na boca se apresenta intenso, complexo, com o carvalho presente e equilibrando com seu bom volume e estrutura. Ótimo acompanhando massas com molhos condimentados, risotos, peixes, espaguete ao pesto, porco, presunto de parma, queijos picantes em geral.
Vinho Lemos de Almeida Merlot
O Lemos de Almeida Merlot tem teor alcoólico de 12,5%. Passa 24 meses em barricas de carvalho. Apresenta coloração rubi com tons violáceos. O aroma é complexo e intenso de frutas vermelhas maduras e notas de carvalho, como caramelo, cacau, café e baunilha. Em boca é encorpado, sua acidez é moderada, com retrogosto longo com notas amadeiradas e frutas vermelhas. Tem taninos macios. Harmoniza com carnes vermelhas, massas com molhos condimentados e queijos maduros.
Tim tim!!!
Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 atua como coordenadora do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 140 vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania. bete_yang@yahoo.com
Fotos: Bete Yang
Muito bom ler este conteúdo que aborda vinícolas de Vacaria RS (são pouco divulgadas). Obrigada.
Excelente articulo de mi colega y amiga Bete.
Felicidades Bete.
Obrigada por compartilhar as informações e belas fotos. Parabéns pela matéria, Bete!!! Como sempre, uma agradável leitura.
Parabéns Beth pela matéria primorosa, estimula conhecermos os vinhos nacionais que estão se diferenciando em qualidade e preço.
Sensacional, que facilidade de apresentar essa e outras vinculada, com fotos e comentários ricos.