Quem mergulha no rio ou no mar, com certeza vive uma experiência inesquecível com emoções fortíssimas contemplando as beleza do fundo do mar ou do rio. É tudo tão lindo e emocionante que qualquer mergulhador não consegue descrever. No mergulho você se diverte, conhece, compartilha e até namora. Quem vai uma vez, normalmente faz da experiência uma rotina. É assim que tem acontecido com aqueles que participam dos mergulhos nas águas cristalinas do Rio Paraná, no Norte do Paraná.
Mas para mergulhar ou se tornar um praticante dessa diversão ou atividade, você precisa ser instruído, passar por um treinamento, porque com água se brinca.
Essa modalidade se tornou muito procurada e praticada que alguns amigos, profissionais de mergulho, criaram uma empresa especializada e periodicamente estão formando equipes interessadas e ministrando cursos em cinco unidades de ensino no Estado nas cidades de Umuarama, Londrina e Maringá. Os curso são divididos em três fases: o básico, que inclui teoria, a prática em piscina (águas confinadas) e a fase de águas abertas, que é o mergulho no rio.
Até 18 metros
Segundo o instrutor Ulisses Borotta de Campos, “esses cursos têm validade internacional e habilita o mergulhador a praticar mergulhos em qualquer lugar do mundo em até 18 metros de profundidade”. No Rio Paraná é praticado o mergulho de águas doces, mas a certificação é a mesma para a água salgada.
Ulisses afirmou que “todo conteúdo teórico é disponibilizado para o aluno de forma digital”. A empresa disponibiliza uma plataforma de ensino online, onde o aluno baixa o aplicativo para estudar e interagir com os instrutores. Além disso, para facilitar o acesso dos alunos às aulas práticas, a empresa mantém parcerias em Porto Camargo, Porto Rico, Ribeirão Claro, Santo Inácio (Rio Paranapanema) no Paraná, e Rosana, em São Paulo.
A Pro Diver Centro de Mergulhos, onde Ulisses trabalha, atua há dez anos no Rio Paraná e já formou mais de seiscentos alunos e com frequência realiza aulas práticas de mergulho no Balneário Porto Camargo, em Icaraíma, no Noroeste paranaense.
Lucio Freire dos Santos, jornalista filiado a Abrajet-PR, do www.ecoturismo-rio-parana.com.br