O México atrai muitos brasileiros, já que é um dos poucos países que recebe turistas do Brasil. Em junho de 2021, o fluxo de turistas em Riviera Nayarit cresceu aproximadamente 20% em relação ao mesmo mês de 2019.
Um cenário atrativo aos empresários do setor do turismo: já estão previstos vários investimentos na hotelaria. Entre eles: a reabertura das Islas Marías e a melhoria do Aeroporto Internacional de Tepic.
Os investimentos em hotéis somam mais de US$ 5 bilhões. Um esforço que contribui para o enorme crescimento e transformação de Riviera Nayarit. No último outono (2020), foi inaugurado o Conrad Punta de Mita, com 324 suítes e, em seguida, o aguardado One & Only Mandarina, com 104 vilas e 54 casas particulares. Em 2022, a propriedade contará com o Mandarina Polo e o Clube de Equitação de classe mundial.
Neste mês de agosto de 2021, foram inaugurados os hotéis Dreams Bahia Mita Resort & Spa, com 363 quartos, e o Secrets Bahia Mita Resort & Spa, com 278 quartos. Em 2022, a Auberge Resorts Collection inaugurará em Punta de Mita a luxuosa propriedade Susurros del Corazón, de 59 suítes, seguida por um Fairmont Reserve e um Ritz Carlton.
Outros hotéis, com inauguração em 2023 em diante, incluem o Rosewood Mandarina, de 130 quartos, um Marriott de 500 quartos, e um Westin de 400 quartos. No Vidanta Nuevo Vallarta, o Grupo Vidanta continua seus planos para o Vidanta World, um destino de entretenimento imersivo de 830 acres que consiste em três Dream Parks.
Novas atrações
Uma das novas atrações mais esperadas na Riviera Nayarit são as Islas Marías, localizadas a cerca de 96,5 km da costa de San Blas. O arquipélago imaculado, quase todo desabitado passou por extensas reformas para se tornar um centro educacional que promove a conservação da biodiversidade. O governo mexicano está atualizando as regulamentações que permitirão atividades de turismo sustentável nas ilhas, que respeitarão o ecossistema indígena e capacitarão a comunidade local. Estão sendo desenvolvidas excursões para a ilha, que fica a cerca de três horas de barco de San Blas.
As Islas Marías foram declaradas Área Natural Protegida em 2000, Patrimônio Mundial da Unesco em 2005 e Reserva da Biosfera da Unesco em 2010.
Expansão do Aeroporto
Se preparando para a entrada de visitantes nos próximos anos, o principal aeroporto de Nayarit – Aeroporto Internacional de Tepic – está passando por uma ampliação e repaginação.
Atualmente, a maioria dos visitantes da Riviera Nayarit chega através do Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta que oferece fácil acesso às regiões populares do Sul, como Nuevo Vallarta, Punta Mita e Sayulita. O Aeroporto Internacional de Tepic, localizado no Centro do Estado, oferece acesso mais curto às regiões do Norte, como San Blas e a Cidade Mágica de Mexcaltitán, que possui incríveis locais de interesse cultural, histórico e natural.
Infraestrutura
O desenvolvimento de duas grandes rodovias – de Tepic a Compostela e a outra de Las Varas a Puerto Vallarta – também melhora o acesso a todo o destino. As novas opções vão reduzir o tempo de viagem da Costa Canuva à Bahia de Banderas.
Situada entre as montanhas de Sierra Madre e a costa do Pacífico, a Riviera Nayarit oferece 309 km de costa do Pacífico intocada e 23 cidades litorâneas exclusivas, como Nuevo Vallarta e Flamingos, para famílias, paraíso das celebridades e golfe Punta de Mita. Sayulita surf mecca, o boho-chic San Pancho, a vila de pescadores La Cruz de Huanacaxtle e o paraíso de observação de pássaros de San Blas.
Fonte: Assessoria de Imprensa