A Receita da Sexta é um prato tradicional do Litoral do Paraná, a Cambira. Até o próximo dia 25 de julho acontece o Festival de Gastronomia Caiçara, em Pontal do Paraná, que reúne dezesseis restaurantes que servem a Cambira e outros pratos.
A receita da Cambira é originalmente preparada com peixe seco e defumado, acompanhada da banana e pirão. Há mais de trezentos anos, os portugueses introduziram o sal na região, que passou a ser utilizado na conservação do peixe – especialmente da tainha que é abundante no Litoral do Paraná. O nome Cambira remete ao cipó muito presente no Litoral, conhecido por sua flor de cor roxa, que era a base do varal usado para a defumação. Uma vez seco, o peixe vai para a panela de barro com água e especiarias (tomate, pimentão, coentro, pimenta e bananas), e vira um caldo grosso. Ele é servido com pirão, salada e arroz.
Ingredientes
2 kg de peixe seco ou defumado
6 bananas caturra ou nanica (não muita madura)
tomates bem maduros sem pele
cebola
1 pimentão pequeno
alfavaca ou coentro a gosto
3 colheres de sopa de extrato de tomate
pimenta a gosto
2 colheres de sopa de óleo
farinha branca de mandioca para o pirão
Modo de preparo
Lavar bem o peixe seco e deixar de molho, trocando a água por várias vezes para tirar o excesso de sal.
Preparar o molho colocando numa panela rasa o óleo, depois a cebola, o pimentão, o tomate, a alfavaca ou o coentro, a pimenta e o extrato de tomate. Pronto o molho, juntar o peixe, tampar e deixar ferver por alguns minutos.
As bananas podem ser colocadas em seguida, cobrindo o peixe ou servidas junto com a Cambira. Caso opte por colocar as bananas junto com o peixe, a panela deve ser tampada mais uma vez, para uma nova fervura.
Para o pirão, colocar numa panela parte do molho do peixe. Fazer um mingau com água fria e depois derramar aos poucos no molho fervendo, mexendo sempre. O prato completo é servido com arroz branco e saladas.
Fonte: Assessoria de Imprensa