O Museu Nacional de Arte do Século XXI de Roma, o Maxxi, lançou um bilhete de entrada especial válido por cem anos. Chamado de “bilhete lendário”, a iniciativa elaborada pelo famoso museu italiano já é um sucesso, com mais de quatrocentas unidades vendidas poucos dias após o lançamento.
“Um momento em que o mundo da arte foi atingido e testado pela pandemia, esta iniciativa representa um ato de otimismo e confiança. Nos dias seguintes ao lançamento, testemunhamos atos comoventes: empresas que compraram os bilhetes para seus funcionários, avós que deram aos netos. A arte é o espelho da contemporaneidade e este gesto significa projetar-se numa visão e investir no brilho e na intuição dos artistas”, declarou Giovanna Melandri, presidente do Maxxi, em entrevista ao jornal “Corriere dela Sera”.
A entrada custa 15 euros (cerca de R$ 97) e o público tem diversas exposições disponíveis, principalmente depois da reabertura do museu, que foi em 27 de abril. Entre elas está uma monografia dedicada a Aldo Rossi e o projeto Ciao da Roma, de Navin Rawanchaikul, que fala sobre multiculturalismo.
“Um bilhete que pretende inspirar confiança no futuro, no regresso à vida e num novo normal. Um presente especial, para si ou para outra pessoa, para guardar na gaveta para quando voltar a viajar, para descobrir o mundo, para se encontrar em museus e locais de cultura para regenerar a mente e o espírito com arte e beleza. Um bilhete que, como as moedas da Fontana di Trevi, o levará de volta a Roma e ao Maxxi o mais rápido possível”, escreveu o museu em seu site.
Fonte: Ansa