Dois parques do Paraná receberam nesta semana mais um grupo de cadeiras de rodas adaptadas para trilhas de ecoturismo. As “Juliettis”, como são chamadas, poderão ser encontradas pelos turistas nas unidades nacionais de Foz do Iguaçu e de Ponta Grossa. A entrega foi feita pelo Ministério do Meio Ambiente.
A iniciativa faz parte de um amplo programa que tem como objetivo potencializar o turismo ecológico nas unidades de conservação federais, além de promover o desenvolvimento econômico do entorno dos locais e fomentar a geração de emprego e renda no setor turístico.
Além dos dois parques do Paraná, as cadeiras estão presentes em mais de vinte parques de diversos Estados, como Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A disponibilidade dos equipamentos é fruto de uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e uma ONG nacional, presente em cerca de 38 destinos de 22 Estados.
Hoje, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,2% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. A acessibilidade é uma preocupação constante do Ministério do Turismo. Uma das ações desenvolvidas pela Pasta é o Programa Turismo Acessível, que realiza ações voltadas à promoção da inclusão social e do acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a atividades turísticas. O trabalho vai ao encontro de inciativas do Governo Federal para a garantia de condições dignas de vida, a plena participação na sociedade e a igualdade de oportunidades a todas as pessoas com deficiência.
Parque Nacional do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu é uma área protegida brasileira, do grupo das Unidades de Conservação. Está localizado na região Extremo Oeste Paranaense, a 17 km do centro de Foz do Iguaçu e a apenas 5 km do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
O Parque Nacional tem uma área total de 169.695,88 hectares, e nele se encontra um dos mais espetaculares conjuntos de cataratas da Terra, as Cataratas do Iguaçu. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Também é um dos poucos locais de conservação da Mata Atlântica, que antes cobria mais de 1,3 milhão de km² e hoje está reduzida a apenas 7,3% desse total.
Ponta Grossa
O Parque Estadual de Vila Velha é um sítio geológico situado no município de Ponta Grossa, do qual é a principal atração turística. Está localizado a 20 km ao sudeste do centro da cidade e a 100 km de Curitiba. O conjunto de formações lembra uma cidade medieval com seus castelos e torres em ruínas, daí o seu nome. A altura média das colunas de pedra e muralhas é de vinte metros e pode chegar a trinta metros ou mais em alguns pontos, em função do terreno acidentado. É administrado pela Soul Vila Velha.
Fonte: Ministério do Turismo
Foto: MMA