O NOVO CITROËN C4 CACTUS BRASILEIRO FINALMENTE CHEGOU. Fruto da engenharia e design franco-brasileira tem um estilo único e inconfundível, tornando-se, assim, uma nova opção de SUV compacto ao consumidor.
Testamos a versão Shine Pack de R$ 103 mil, que inclui motor THP, pintura bi-tone com carroceria branco nacré e teto, capa dos retrovisores e air bump azul esmeralda, sistema de frenagem automática e alerta de colisão, alerta de saída de faixa, alerta de atenção ao condutor, indicador de descanso, seis airbags – duplo frontal, airbags laterais e airbags de cortina. Os alertas são importantes itens de segurança que podem e devem ser ativados de acordo com o percurso que se vai fazer. Faltou a detecção de pontos cegos nos retrovisores. Para conhecer todos os detalhes e utilizar ao máximo tudo o que o carro oferece, a leitura do manual é imprescindível.
Com rodas diamantadas aro 17 e Pneus Pirelli P7 205/55 é um SUV de vocação urbana. Seu ângulo de ataque de 22 graus de entrada e 32 graus de saída com altura livre do solo de 22,5 cm, é capacitado a pegar trilhas leves. Para ajudar em qualquer trajeto, traz o Grip Control, sistema com cinco funções que otimiza a tração em terrenos de terra/areia, lama, neve, asfalto/padrão e desligamento do ESP.
A carroceria com as barras de teto do tipo flutuantes e a pintura bi-tone dão um destaque a mais e o fazem parecer maior do que realmente é, causando boa impressão visual.
Neste modelo, especificamente, o que atrai além do visual descolado, é a motorização. É acoplada ao excelente câmbio automático japonês Aisin de seis marchas, com opções manuais pela alavanca (não possui aletas no volante) e modos sport e eco. No trânsito pesado, o modo eco é o melhor, usa o torque de 24,57 mkgf a 1.400 giros mantendo uma condução ágil e econômica. Precisando mais potência, basta voltar ao modo normal. O modo sport é bem aproveitado em subidas de serra com pista livre. Com um tanque de 55 litros tem excelente autonomia. Rodamos 440 Km com média na estrada de 14,7 e cidade 8,3 Km/l, rodando com gasolina, e ainda sobrou quase ¼.
O interiordeste Citroën é amplo, confortável e tem estilo. Seu painel de instrumentos é 100% digital com fácil visualização. Peca não ser TFT e o fato de o conta-giros ser uma barra horizontal dividida em retângulos, cada um indicando 500 rpms, o que não condiz com um motor 1.6 turbo de 166/173 cv. O revestimento mistura plástico duro, emborrachado e tecido. Bancos em couro, com padronagem costurada e faixa de tecido são fáceis de limpar. Sua central multimídia é atual, tem som de boa qualidade, espelhamento de celular Android Auto e Apple Car Play, além de compartilhar informações de condução e climatização. O porta malas de 320 litros é pequeno. Contudo os bancos traseiros bipartidos têm fácil deslocamento e atenuam o problema se você não rodar com cinco passageiros.
O veículo foi cedido pela concessionária Citroën Barigüi Parque.
Carlos Fernando Schrappe Borges, texto e fotos
Publicado na Now Boarding – dezembro/2018