A Viu Manent Winery situa-se no Vale de Colchagua, em Santa Cruz.

Viu Manent é uma vinícola chilena de propriedade da família Viu. Fundada pelo imigrante catalão em 1935, quando Miguel Viu García e seus dois filhos Agustín e Miguel Viu Manent abriram a Adegas Viu na capital, Santiago, dedicada à venda e embalagem de vinhos para o mercado local com a marca “Vinos Viu”.

A Viu Manent tem 254 hectares de vinhedos próprios distribuídos entre seus vinhedos: San Carlos, na cidade de Santa Cruz, assim como os vinhedos La Capilla e El Olivar, ambos na cidade de Peralillo.

Em março de 2025 estivemos pela segunda vez na Viña Viu Manent em Santa Cruz para uma degustação especial com seis vinhos. Alias, a vinícola foi pioneira no enoturismo no país.

Bete Yang na Viu Manent Winery

Bete Yang na Viu Manent Winery.

Viu Manent Loma Blanca, Carménère 2022

Loma Blanca, Carménère 2022

Este vinho é elaborado 100% com uvas Carménère nos vinhedos perto da cidade de Peralillo, Vale de Colchagua. A plantação tem uma idade média de 18 anos.

O teor alcoólico é de 14%. Apresenta cor purpura profunda.

O nariz exibe o caráter típico do Carménère, com notas de frutas vermelhas misturadas com aromas de terra úmida e pimenta preta.

No paladar, é elegante, fresco e aveludado, com boa estrutura e taninos sedosos que conferem textura e equilíbrio, resultando em um final longo e agradável.
Recomendado com pratos à base de carne, como veado ou lombo de porco, com acompanhamentos meio-doces, como batata-doce ou purê de maçã.

Harmoniza com ensopados e caçarolas como charquicán (cozido chileno de carne com legumes) e pastel de choclos (torta chilena com grãos de milho, carne moída ou frango, manjericão e azeitonas pretas). O potencial de envelhecimento é de 8 a 9 anos.

Viu Manent San Carlos, Malbec 2022

Viu Manent San Carlos, Malbec 2022

Este é elaborado 100% com uvas Malbec na Fazenda de San Carlos, localizada perto de Cunaco, no coração do Vele de Colchagua. O vinhedo foi plantado há mais de 100 anos.

O teor alcoólico é de 13,5%. Apresenta cor vermelha profunda.

No nariz é um vinho de grande complexidade, com aromas de pequenos frutos vermelhos acompanhados de notas florais e cítricas que lembram casca de laranja madura.

No paladar, é um vinho com taninos sedosos, refinados e de textura rica, que proporcionam um final fresco, encorpado e persistente.

Ideal para acompanhar carnes de caça como lombo de javali ou lombo de veado ou cozido madrilenho.  Potencial de envelhecimento 8-9 anos.

 

Os vinhos degustados na Viu Manent Winery

Os vinhos degustados na Viu Manent Winery.

Viu Manent La Capilla Cabernet Sauvignon 2022

Viu Manent La Capilla Cabernet Sauvignon 2022

Com 100% com uvas Cabernet Sauvignon produzido  em Peralillo, Vale de Colchagua.

O teor alcoólico é de 14%.

Apresenta cor vermelha brilhante e profunda, com tonalidade violeta.

Os aromas são complexos de frutas vermelhas maduras e frutas azuis como cereja ácida e mirtilo, acompanhados por uma sutil nota de pimenta rosa.

Em boca é intenso, com boa estrutura e ótimo equilíbrio, com taninos firmes, notas sutis de nozes no retrogosto e um final elegante e persistente.

Harmoniza com carnes cozidas lentamente, como filé de costela ou entrecôte, ou pernil de cordeiro. Potencial de envelhecimento de 8 a 9 anos.

SAIBA MAIS: Vinhos do Chile

Viu 8 Cuveé Infinito 2021

O vinho Viu 8 Infinito é elaborado com 77% de uvas Cabernet Sauvignon,14% de uvas Malbec e 9% de uvas Cabernet Franc, plantadas nos vinhedos de San Carlos, Vale do Colchagua. Os vinhedos de Cabernet e Malbec foram plantados há mais de 100 anos.

O teor alcoólico é de 14%.

Apresenta cor violeta intensa e profunda.

Os aromas são complexos, elegantes, destacando-se frutas azuis e vermelhas, ameixas, pimenta negra, branca e violetas.

Em boca é um vinho equilibrado, vibrante, de corpo médio, elegante e persistente.

Harmoniza com carnes como cordeiro e gado.

O potencial de guarda é de 10 anos.

El Incidente Gran Carménère 2021

El Incidente Gran Carménère 2021

No 30º aniversário da descoberta do Carménère no Chile, a Viu Manent apresentou a nova imagem do Gran Carménère El Incident 2021.

Seu nome vem de uma lendária viagem de balão que José Miguel Viu fez com um grupo de amigos para sobrevoar os vinhedos em Colchagua. A viagem terminou inesperadamente quando pousaram no meio de um mercado livre na cidade de Santa Cruz.

Este vinho carrega a essência daquele voo cheio de acontecimentos, onde o imprevisível se torna inspiração. Assim como o balão que desafiou seu curso, El Incidente é uma homenagem ao encontro acidental que transformou a história do vinho chileno. A variedade Carménère surgiu inesperadamente nos vinhedos chilenos no início da década de 1990.

É elaborado com 84% de uvas Carménère e 16% de Malbec.

O teor alcoólico é de 14%. Apresenta cor violeta intensa. Os aromas têm grande intensidade e elegância como frutas negras, notas florais, amora, violeta, azeitonas pretas e frutos secos.

Em boca é estruturado, taninos elegantes, acompanhados de uma gama de sabores.
Ideal para pratos com carne como confit de pato, lombo de javali, cordeiro, queijos maduros. Potencial de guarda 10 anos.

Viu 1 2021

Viu 1 2021

Viu 1 representa toda a experiência e especialização da Viu Manent em Malbec.

É um vinho único, de edição limitada com garrafas numeradas, produzido em anos excepcionais a partir de uma rigorosa seleção das melhores uvas.

Vem das velhas vinhas de Malbec do bloco nº 4 do vinhedo San Carlos, ali estabelecido há mais de cem anos. Estas vinhas, naturalmente equilibradas pela sua idade, apresentam uma produção muito baixa de uvas provenientes de cachos muito pequenos, com uma concentração extraordinária de fruta.

É uma homenagem digna ao fundador do vinhedo, Don Miguel Viu Manent.

Vinhaço, elaborado 83% com uvas Malbec e 17% com uvas Cabernet Sauvignon, plantadas no vinhedo de San Carlos, perto de Cunaco, no Vale do Colchagua.

O teor alcoólico é de 14%. Apresenta cor vermelha cereja profunda.
No nariz, este Viu1 2020 se destaca pela elegância, caráter e clareza, com aromas de frutas vermelhas e azuis, ameixa fresca, violetas e notas minerais. No paladar, é um vinho bem equilibrado, com taninos finos, fresco, suculento, profundo, definido, com muita energia e persistência.

Este vinho excepcional precisa ser acompanhado de pratos intensos, como ossobuco com risoto de açafrão, massa recheada com coelho ou cordeiro, picanha cozida lentamente, perna de cordeiro com hortelã. O potencial de envelhecimento é de 10 a 12 anos.

Um encontro inesperado

Mas nossa experiência na Viu Manent não terminou por aqui.

Em 13 de março, havíamos saído de uma degustação vertical na Neyen e com uma lista de seis opções de restaurante para o almoço. Decidimos almoçar no restaurante da vinícola, o Rayuela Wine & Grill de cozinha sazonal, carnes, peixes, grelhados e pratos em forno de barro, acompanhados de ótimos vinhos.

Almoço com amigos do Rio de Janeiro, Abel e Fernanda, à direita

Almoço com amigos: da esquerda para direita, Abel, Alessandra, Bete e Sandoval.

Quando chegamos em frente do Rayuela, tivemos uma surpresa feliz de encontrar os amigos do Rio de Janeiro Abel Mendes (fantástico sommelier), sua esposa, a arquiteta Alessandra e Felipe e Ana. A alegria do encontro inesperado foi enorme e logo ocupamos uma mesa nos vinhedos. Abel fez questão de fazer a sequência completa dos vinhos (brancos e tintos) juntamente com as comidas deliciosas.

Tim tim!

Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 é membro do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 250 (duzentas e cinquenta) vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania. 

 

 

Comentários

3 Comments

  1. Helio Sugai 5 de agosto de 2025 at 13:20 - Reply

    Belíssimas descrições de portentosos exemplares!
    Obrigado por compartilhar suas experiências e conhecimento…
    Parabéns pela matéria!

  2. Abel Memdes 6 de agosto de 2025 at 16:15 - Reply

    Parabéns pelo texto belíssimo, amiga querida, e também pelo saboroso exagero em “fantástico sommelier”.
    Um beijo no casal bacana!!!

  3. Nelson Gomez 24 de agosto de 2025 at 11:37 - Reply

    Bete parabéns por mais um texto primoroso, acompanhado de informações que nos levam a sonhar sobre as delícias dos vinhos Chilenos. Abraço.

Leave A Comment