A África, berço da vida selvagem e com alguns dos cenários naturais mais impressionantes do planeta, oferece muito mais do que o clássico safári em veículos 4×4. De desertos a montanhas, de rios sinuosos a savanas infinitas, o continente abriga experiências singulares para todos os perfis de viajantes — e amantes da natureza. Veja cinco safáris que mostram a diversidade africana sob novas perspectivas:
1.Safári aquático no Delta do Okavango, Botsuana
Explorar o Delta do Okavango, em Botsuana, é mergulhar em um dos ecossistemas mais fascinantes do mundo. Seja a bordo de uma tradicional canoa mokoro, em passeios de barco, de helicóptero ou até em mergulhos controlados, a experiência é imersiva e emocionante.
As águas do Delta atraem diariamente uma concentração de animais, como elefantes, hipopótamos e leões. O destaque vai para o sobrevoo aéreo, que revela, do alto, os mais de mil quilômetros de canais que serpenteiam o território alagado.
Melhor época para visitar: junho a outubro
2.Safári fotográfico no deserto da Namíbia
As dunas avermelhadas de até 300 metros de altura em Sossusvlei (foto da capa), na Namíbia, formam um cenário extremamente fotogênico. No coração de um dos desertos mais antigos do mundo, os visitantes podem explorar paisagens como Deadvlei, em passeios que vão de balões de ar quente a veículos 4×4, helicópteros e até bicicletas ou quadriciclos.
A Duna 45, uma das mais emblemáticas da região, é parada obrigatória para quem busca o clique perfeito.
Melhor época para visitar: abril a outubro
3.Contemplar Victoria Falls e os safáris no Zimbábue
Na fronteira entre o Zimbábue e a Zâmbia, as Cataratas Victoria encantam com seus 108 metros de altura e múltiplos arco-íris. Uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo Moderno, o local é ideal para quem gosta de aventuras como saltar de bungee jump.

Victoria Falls. Foto: iStock
A visita pode ser combinada com passeios no Parque Nacional Mosi-Oa-Tunya, onde é possível avistar rinocerontes brancos, ou com uma noite sob o céu africano, pontilhado de estrelas.
Melhor época para visitar: maio a outubro
TURISMO: Saiba quais vacinas tomar antes de viajar
4.Safári de balão na savana da Tanzânia e do Quênia
Ao sobrevoar áreas como a Reserva Nacional Masai Mara, no Quênia, ou o Parque Nacional do Serengeti, na Tanzânia, os viajantes assistem ao nascer do sol, a vida selvagem, incluindo a Grande Migração – feito anualmente por centenas e milhares de zebras, gazelas e outros herbívoros, em busca de pastagens mais verdes e fontes de água, seguindo o ciclo das chuvas.
Do alto, os campos infinitos se revelam em tons dourados, criando um dos momentos mais memoráveis da viagem.
Melhor época para visitar: julho a outubro
5.Trekking com gorilas em Ruanda
No Parque Nacional dos Vulcões, em Ruanda, está uma das experiências mais exclusivas da África: encontrar gorilas-das-montanhas em seu habitat natural. Com populações ainda ameaçadas, esses gigantes podem ser vistos após caminhadas que variam de 30 minutos a quatro horas, dependendo da localização dos bandos.
Além do encontro com os primatas, há paisagens exuberantes nas Montanhas Virunga que transmitem um contato profundo com a natureza.
Melhor época para visitar: junho a setembro
As dicas dos safáris são da agência de viagens Teresa Perez.
Com apoio RLK Comunicação






