O turismo de aventura tem crescido muito no mundo. Pegar uma mochila, garrafa d’água, roupa e calçado adequado é cada vez mais comum para quem quer desbravar florestas, conhecer cachoeiras, fazer trilha ou rapel.

Sócio-diretor da Capo Viagens, Orsini Nascimento, alerta que para “viagens como essas é preciso ter cautela na hora de escolher as atividades. Lembre-se que elas precisam ser adequadas ao seu nível de habilidade e algumas necessitam da presença de instrutores e equipamentos específicos para serem realizadas. Além disso, é essencial verificar se há restrições de saúde e condições climáticas para não passar por nenhum sufoco durante a aventura”.

E uma viagem com este objetivo deve ser planejada com alguma antecedência para fazer o roteiro verificando deslocamentos, atividades e acomodações.

Cinco países da América do Sul têm atrativos para o turismo de aventura:

Colômbia

A topografia do país oferece todos os atributos necessários para a prática de atividades que unem belezas naturais com adrenalina.

Segundo o Orsini, já nas praias da Colômbia é possível encontrar alguns atrativos que todo amante de aventura procura. Em San Andrés e Cartagena, por exemplo, há diferentes empresas que disponibilizam a prática de mergulho com cilindro e snorkel em águas cristalinas. Já na região de Santander, os turistas podem aproveitar trilhas, raftings e parapentes.

Na Colômbia e nos demais destinos citados acima, os brasileiros não precisam apresentar passaporte para entrar, desde que estejam com um documento de identidade em mãos. Na falta dele, o passaporte é essencial.

Peru

O cartão de visita do Peru costuma ser o sítio arqueológico de Machu Picchu, conhecido como a cidade perdida dos incas. O atrativo já proporciona uma dose extra de adrenalina, afinal, as montanhas majestosas são de tirar o fôlego. Mas o Peru também oferece outras opções de destinos para os aventureiros de plantão.

Vale do Colca. Foto: Willian Reis/Unsplash

No país é possível encontrar muitas opções de caminhadas, trilhas, tirolesas, bungee jump e escaladas que têm como cenários paisagens exuberantes para quem ama a natureza. Alguns dos atrativos mais populares no país são a trilha da geleira Pastoruri, a caminhada no Parque Del Amor, as tirolesas de Cusco e trekking no Vale do Colca e no Parque Nacional Huascarán.

Brasil

No Brasil é possível se jogar totalmente no turismo de aventura. Com atrativos de Norte a Sul, o país é o verdadeiro paraíso para quem procura por adrenalina. No Jalapão, em Tocantins, por exemplo, os aventureiros encontram belezas naturais que possibilitam a prática de trilhas, rafting, rapel e trekking.

Em Bonito, no Mato Grosso do Sul, as águas cristalinas são ideais para a prática de mergulho e snorkel. Já as montanhas e florestas oferecem aos viajantes a oportunidade de descer em tirolesas, praticar arvorismo, fazer trilhas, motocross e pular de bungee jump.

TURISMO: Bonito e seus encantos

No Maranhão também há atividades de tirar o fôlego. É possível fazer trilhas de areia pelos lençóis maranhenses, passeios de jipe, boia-cross, rapel e até surfe na famosa Pororoca Maranhense.

Chile

Conhecido por suas paisagens naturais únicas, o Chile também entra na lista de roteiros imperdíveis para amantes de aventura. As atrações são inúmeras e a maioria contém opções para todos os níveis, idades e gostos.

O Deserto do Atacama é um dos locais que precisam ser visitados por quem procura por aventura no país. No destino, há diferentes tipos de caminhadas, trekking, passeios de bicicleta e cavalgadas. Já na patagônia chilena, os turistas podem aproveitar para praticar escalada no gelo e rafting.

TURISMO: Vinhedos no Deserto do Atacama

Cabe ressaltar que a aventura no Chile também pode ser encontrada na Cordilheira dos Andes, na Ilha Grande de Chiloé e na cidade de Pichilemu.

Argentina

A Argentina é muito popular quando o assunto é aventura, principalmente se falamos da patagônia argentina. A região é o verdadeiro paraíso para quem ama adrenalina e conta com atividades para os aventureiros de carteirinha e os iniciantes.

Na região o turista pode encontrar muitas opções para trekking, escalada e rafting. Para quem vai especificamente para Bariloche, há outras atividades como esqui e mountain bike. Todas as atrações ganham ainda mais destaque, com paisagens que também são de tirar o fôlego.

Com apoio Experta Media

Comentários

Leave A Comment