Viajar deixou de ser apenas sinônimo de descanso ou contemplação. Cada vez mais os viajantes buscam experiências que unam lazer, bem-estar, esportes e desafios físicos capazes de testar os limites do corpo e da mente. Segundo a Azul Viagens, entre janeiro e agosto deste ano, houve um crescimento de 364% nas vendas de pacotes turísticos que incluem inscrições para provas de corrida de rua, por exemplo, comparado ao mesmo período de 2024. E ainda uma pesquisa da Ticket Sports/Fitness Brasil mostrou que 95,4% dos praticantes de atividade física pretendem ainda viajar em 2025 para participar de eventos esportivos.

É uma tendência crescente do turismo esportivo voltado para superação pessoal e a estadia em hotéis e resorts de luxo vem acompanhada de práticas como corridas, trilhas, escaladas, esportes aquáticos, expedições, artes marciais, entre outras.

Se você aproveita sua viagem para também praticar atividade esportivas, aqui cinco sugestões:

Trilhas radicais de bike

No Chile, a região de Nevados de Chillan surpreende ao se transformar durante o verão. O destino ganha destaque pelo mountain bike de alta performance, com pistas e trilhas que aproveitam o relevo acidentado das montanhas.

No mês de março acontece o UCI Masters Mountain Bike World Championships, um dos maiores torneios da modalidade mundial. São descidas desafiadoras no Bike Park Nevados, percursos técnicos e paisagens naturais que tornam a experiência ainda mais intensa.

Hospede-se no hotel Termas Chillan (foto da capa) para ter a melhor experiência na região. Além do ciclismo, o hotel oferece trilhas para trekking, cavalgadas em meio à floresta nativa, observação de pássaros e atividades de bem-estar como banhos termais naturais, após a aventura, sendo a combinação perfeita entre esforço físico e recuperação.

Trekking pelas alturas andinas

Entre vinhedos e paisagens de tirar o fôlego, Mendoza, na Argentina, é um destino de ouro para os atletas. Em maio acontece a Maratón Mendoza que terá distâncias de 21K (meia maratona) e outras opções como 2,5K, 10K e 42K para os mais corajosos.

Trekking nos Andes, Casa de Uco

Trekking nos Andes.

Depois que a missão estiver cumprida, vale visitar o Casa de Uco Vineyards & Wine Resort, que é um verdadeiro convite à superação no coração dos Andes argentinos. O hotel organiza caminhadas e trekkings guiados que atravessam os vales andinos, morros e trilhas íngremes, levando os visitantes a altitudes que desafiam o corpo e recompensam com vistas panorâmicas únicas. Para corredores e aventureiros, há rotas guiadas que cruzam vinhedos e caminhos rurais da região, combinando esforço físico com contemplação da natureza.

Energia e performance em meio urbano

Vibrante e ensolarada, Miami é um destino onde o estilo de vida saudável se mistura ao ritmo cosmopolita. A cidade também se prepara para receber a Meia Maratona de Miami, marcada para janeiro de 2026, que atrai corredores do mundo todo em um percurso que atravessa paisagens icônicas como South Beach e Downtown. E o calendário esportivo não para por aí: em março, o Miami Open movimenta o destino e atrai os fãs de tênis, especialmente os brasileiros que acompanham o circuito internacional.

Para acompanhar tudo de pertinho, escolha o hotel EAST Miami no coração de Brickell que conecta o hóspede a essa energia pulsante. O hotel promove programações voltadas ao bem-estar, como o Sunday Wellness, que reúne corridas, sessões de ioga ao ar livre e treinos coletivos aos domingos.

Maratona à beira-mar

Em novembro a cidade do Porto é o destino escolhido para quem gosta de correr. A EDP Maratona do Porto atrai corredores de diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, para um percurso que atravessa ruas históricas, o Parque da Cidade, a Ribeira e a icônica Ponte da Arrábida.

Seja para a preparação antes da prova ou para a recuperação após cruzar a linha de chegada, o Vila Foz é a escolha perfeita para unir conforto, bem-estar e vitalidade à beira-mar. De frente para o Atlântico, na cidade do Porto, o hotel combina sofisticação com um estilo de vida ativo e convida os hóspedes a explorarem o charmoso calçadão de bicicleta, oferecendo uma infraestrutura completa dedicada ao bem-estar, com academia equipada, piscina aquecida e áreas de relaxamento.

Adrenalina e expedição na Toscana

O final do ano reserva boas surpresas para quem quer participar de uma corrida na cidade de Pisa, na Itália. A Maratona de Pisa acontece em um percurso plano e rápido que atravessa arte, história e natureza. A largada é na Via Carlo Cammeo e a chegada na Piazza Duomo, aos pés da Torre Inclinada. Haverá várias provas: a tradicional maratona de 42 km, a meia maratona “Pisanina” de 21 km (ambas competições oficiais, reservadas a atletas federados) e outras de 14km, 7km e 3km destinadas a não competidores.

Castelfalfi

Castelfalfi. Foto: Hero Image

O Castelfalfi, situado na Toscana entre Florença e Pisa, é perfeito para a hospedagem pós-prova. O hotel ocupa uma propriedade histórica com mais de mil hectares, onde o charme medieval encontra atividades esportivas modernas. O resort vai além do cenário bucólico e oferece programas de condicionamento físico em ambientes ao ar livre. Para aqueles que gostam de explorar a fauna noturna, há o Jeep Night Safari. Já para os aficionados por adrenalina, há circuitos de escalada e aventura em meio às colinas. Um destino que une autenticidade cultural, sofisticação e superação.

Com apoio TL Voice

Comentários

Leave A Comment