Pesquisa feita em mais de 32 país (*) mostra que os roteiros em meio à natureza ganham força como destino de viagem, sendo a escolha de 4 em cada 10 viajantes (40%) como, também, por experiências fora do comum. No Brasil, os brasileiros relevam que a vontade de viajar alcança 86% dos pesquisados em busca de aventura.
De olho nesse perfil aventureiro, a Booking.com (plataforma de reservas de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo) selecionou cinco destinos brasileiros onde paisagens exuberantes se encontram com altas doses de adrenalina. De corredeiras e paredões rochosos a dunas e rios de água cristalina, o roteiro é um convite para sair da rotina com emoção e intensidade.
Rafting em Brotas, São Paulo
Conhecida como a capital da adrenalina em meio à natureza, Brotas é o destino ideal para quem busca experiências ao ar livre que combinam emoção e paisagem.
Localizada a cerca de três horas da capital paulista, a cidade do Interior se destaca pelas atividades em rios e trilhas, com destaque para o rafting no rio Jacaré-Pepira – uma aventura que conquista tanto iniciantes quanto os mais experientes. As corredeiras, que alternam trechos mais suaves e outros mais intensos, garantem adrenalina na medida certa. A descida é conduzida por guias especializados, com todos os equipamentos de segurança, permitindo que até os menos experientes encarem o percurso com confiança, enquanto se deslumbram com o cenário de mata preservada e quedas d’água.
Para uma estadia que combina conforto e proximidade da natureza, a Pousada Campeira é uma excelente escolha. Com clima rústico e aconchegante, a hospedagem oferece fácil acesso às principais atrações de ecoturismo da região.

Pousada Campeira.
Bungee jump em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
Nem só de vinhos vive a charmosa Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Conhecida por sua atmosfera acolhedora, a cidade também reserva experiências para quem prefere o frio na barriga. Há um parque de aventuras, por exemplo, onde é possível praticar bungee jump em uma das maiores estruturas do tipo no Brasil. O salto é feito de uma plataforma com mais de 100 metros de altura, proporcionando uma queda livre com vista panorâmica para o vale do Rio das Antas. Com equipe especializada e equipamentos certificados, a experiência alia segurança e adrenalina em dose máxima. O contraste entre a natureza e o desafio vertical transforma a atração em um programa imperdível para quem busca superar limites em meio a um dos cenários mais belos do país.

Bungee jump noParque Gasper. Foto: Facebook
Para se hospedar, a Capanna del Vale oferece cabanas charmosas com vista para os vinhedos, proporcionando uma experiência relaxante após um dia de aventuras.
TURISMO: Vinícolas para visitar em Bento Gonçalves
Parapente no Rio de Janeiro
Com mar, montanhas e cidade aos pés, o Rio de Janeiro é um dos destinos ideais para quem quer experimentar a liberdade do parapente. O ponto de decolagem mais famoso é a Pedra Bonita, com cerca de 520 metros de altitude e localização privilegiada entre a Floresta da Tijuca e as praias da Zona Sul. Do alto, a vista se descortina para o Cristo Redentor, a Pedra da Gávea, o mar de São Conrado e o contorno da orla carioca — um verdadeiro cenário de cartão-postal vivido em pleno voo. O clima tropical, os ventos favoráveis e a estrutura da rampa tornam o destino perfeito para quem busca adrenalina com paisagens deslumbrantes.
Para completar o roteiro, o Laghetto Stilo Barra oferece conforto, sofisticação e uma vista privilegiada da praia, ideal para quem quer relaxar e curtir o melhor da cidade antes ou depois da aventura.

Escalada na Serra do Cipó, Minas Gerais
Localizada a cerca de 100 km de Belo Horizonte, a Serra do Cipó integra a região da Estrada Real e abriga um conjunto expressivo de formações rochosas, cachoeiras e vegetação típica do cerrado. O Morro da Pedreira, inserido em uma unidade de conservação federal, é um dos principais pontos de escalada esportiva em Minas Gerais. As paredes de quartzito reúnem dezenas de vias equipadas, com diferentes níveis de inclinação e extensão, que atendem tanto iniciantes quanto escaladores mais experientes. Além das paredes verticais, a Serra do Cipó (foto da capa) também é procurada por praticantes de trekking e mountain bike, com trilhas que cruzam campos abertos e trechos de mata preservada.
Com clima rústico e cercada por natureza, a Pousada Santa Vila é uma boa escolha para quem quer recarregar as energias depois de um dia de trilhas e escaladas, unindo simplicidade e aconchego em meio ao verde.
Sandboard no Jalapão, Tocantins
No Leste do Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão concentra extensas áreas de cerrado, acessíveis principalmente a partir de Palmas, em veículos 4×4. Próximas ao município de Mateiros, as dunas alaranjadas esculpidas pela erosão de rochas areníticas formam um dos cenários mais característicos da região. É ali que o sandboard, esporte que adapta o conceito do snowboard para a areia, vem ganhando espaço. Com pranchas adaptadas ao terreno, praticantes sobem as encostas a pé e deslizam duna abaixo, controlando o movimento com o peso do corpo e o atrito da areia. A descida pode ser feita em pé, sentado ou deitado, o que permite diferentes níveis de desafio e acesso também para iniciantes.

Dunas no Jalapão. Foto: Flávio André/MTur
Após um dia de aventuras nas dunas, a Pousada Beira da Mata-Jalapão recebe os visitantes com chalés aconchegantes em meio à natureza, ideais para relaxar em um ambiente sereno e acolhedor.
(*) Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente com 32.106 entrevistados de 32 países, incluindo o Brasil. Para participar, os indivíduos deveriam ter mais de 18 anos, ter viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, além de estar planejando outra viagem nos próximos 12 meses. Levantamento realizado online em janeiro de 2025.
Com apoio Edelman






