O Brasil tem aproximadamente 1,7 mil Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) quando não é o poder público, mas sim, o proprietário particular, seja pessoa física ou jurídica, se compromete a preservar uma área e promover a conservação da diversidade biológica, proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientificas, atividades de ecoturismo, educação, manutenção do equilíbrio climáticos e ecológico e a preservação de belezas cênicas e ambientes históricos. Hoje, segundo a Confederação Nacional de RPPNs são mais de 800 mil hectares cuidadas por pessoas físicas, jurídicas ou instituições. Conheça três hotéis da Associação Roteiros de Charme que possuem RPPN em prol da conservação da biodiversidade.

Hotel Eco Resort Vila São Romão

O Hotel Eco Resort Vila São Romão, na região serrana do Rio de Janeiro, fica na Área de Proteção Ambiental (APA) Macaé de Cima. A  área tem uma grande extensão de Mata Atlântica que foi transformada em RPPN pelo proprietário, um produtor rural.

Hotel Eco Resort Vila São Romão

Hotel Eco Resort Vila São Romão.

Cercada de lagoas, cachoeiras e plantas como bromélias e orquídeas, a reserva tem entre seus objetivos proteger os recursos hídricos da região. Com chalés isolados em meio a uma área verde, hospedar-se no Villa São Romão é viver uma sensação de liberdade em meio à natureza.

Pousada Raiz Parque

A preservação dos recursos hídricos e das espécies ameaçadas do bioma do Cerrado justificam e muito a existência de uma RPPN de 500 hectares.

A área, a 56 km da histórica Diamantina, numa região que combina serra e cerrado, no Vale do Jequitinhonha e na Cordilheira do Espinhaço, é onde fica a Pousada Raiz Parque, em Couto de Magalhães de Minas, em Minas Gerais, na divisa com o incrível Parque Estadual do Rio Preto.

Pousada Raiz Parque

Pousada Raiz Parque.

A 1,2 mil metros de altitude, com vista de 360º de um entorno fabuloso, a área abriga uma rica biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas e é conhecida como a “caixa d’água do Brasil” devido ao papel crucial na formação das bacias hidrográficas do país.

TURISMO: Rota Cervejeira em Joinville, Santa Catarina

Pousada Quinta dos Pinhais

No Interior de São Paulo, a duas horas da capital, a Pousada Quinta dos Pinhais, em Santo Antônio do Pinhal (foto que abre a matéria), conta com uma RPPN com 2 km de Mata Atlântica. A unidade complementa as iniciativas de sustentabilidade da hospedagem.

A Quinta dos Pinhais já faz uso de energia limpa, coleta seletiva de resíduos, compostagem e a RPPN contribui ainda mais para conseguir a neutralidade nas emissões de carbono. Quem se hospeda na pousada consegue ver facilmente os resultados na grande variedade de aves e animais silvestres, na qualidade do ar e da água e nas plantas nativas que colorem os jardins e a mata.

Com apoio Arteiras Comunicação

Comentários

Leave A Comment