Um dos lugares mais secos do mundo, inóspito ao ser humano e na maioria das vezes com paisagens cinza e bege. Você colocaria um destino assim para sua próxima viagem?
A impressão acima, porém, é momentânea, pois quando se chega aos arredores de San Pedro de Atacama, um oásis verde no Norte do Chile, o que se vê são incríveis lagoas azuis cristalinas, gêiseres borbulhantes, salares com flamingos, formações rochosas e cânions que fazem parecer você estar na lua.
É uma combinação diferente de tudo que o olho já viu, em uma das áreas mais espetaculares e únicas do planeta.
Para amantes da fotografia de natureza, como eu, o Atacama é muito interessante pois a luz intensa do sol forte e o céu sempre azul são perfeitos para os registros.
Como chegar e deslocamento interno
A viagem ao Atacama começa pela cidade de Calama (servida por vários voos diários a partir da capital Santiago).
De Calama até San Pedro de Atacama, base para todas as atrações, são 100 km apenas que fizemos em uma hora e meia. Estava com um grupo de amigos e optamos por alugar um carro (4×4) e baixamos todos os mapas em “modo offline” pelo Google Maps, o que facilita muito o deslocamento. No Aeroporto de Calama tem várias locadoras de carro, como Avis e Hertz.
TURISMO: Vá ao Chile para observar as estrelas
Alugando um automóvel você tem maior privacidade, liberdade com os horários, para parar para fotos onde e pelo tempo que quiser, mas há também um maior elemento de aventura como um eventual pneu furado em estradas na maioria das vezes desertas (afinal, estamos em um deserto!)
Há também opção de vans (dos hotéis de San Pedro ou terceirizadas) e até vários ônibus com saídas em horários diversos.
Localmente e nos passeios o deslocamento até os lugares das fotos é relativamente tranquilo, em estradas de asfalto e poucos trechos em estrada de chão. Arriscaria dizer que não é necessário carro 4×4, mas de toda forma tomamos esta precaução. Medo de ser perder? Não se preocupe, porque isso é muito difícil, pois além do Google Maps há uma única estrada ligando os pontos de visitação.
Onde ficar
A escolha da hospedagem em San Pedro de Atacama é uma definição importante pois determina muito do ritmo da viagem.
Em San Pedro há muitas opções de hotéis, principalmente intermediários, mas há, também, hotéis de luxo já que o destino é bastante procurado por casais.
De toda forma é preciso ter em mente que se trata de um destino “rústico” e que a categoria de um hotel em outro local do mundo não necessariamente será a mesma em San Pedro de Atacama.
Muitos hotéis atrelam a estadia a passeios organizados por eles, e isto funciona bem para quem gosta mais do formato “turismo em grupo”, pois na maioria dos passeios há mais gente de outros hotéis participando. Neste caso há que se lembrar que os horários de saída, paradas e retorno são estabelecidos por quem organiza. E vá preparado porque alguns passeios são longos, alguns começando às 6h e encerrando por volta das 18h.
Outra opção são os hotéis que não prendem a estadia aos passeios e neste caso há uma gama grande de agências locais que organizam esses passeios (inclusive com brasileiros trabalhando por lá). Neste formato há maior liberdade para se escolher horários, tour privado ou em grupo, entre outras configurações.
No caso do nosso grupo, escolhemos por um terceiro formato e menos convencional que é fazer os passeios por conta própria. Neste caso foi necessário comprar os ingressos dos parques nacionais antecipadamente online.
Francisco Viana, do Drone Natural Oficial