Em dezembro de 2016 visitamos a Viña Montes pela primeira vez e em março de 2025 voltamos a visitá-la por ser um lugar muito agradável e para degustar excelentes vinhos.

A Viña Montes nasceu do sonho de Aurelio Montes e Douglas Murray de produzir vinhos chilenos com altíssima qualidade em pleno vale de Apalta, parte mais fria do Valle de Colchagua, a cerca de 2 horas da capital Santiago e 10 km da cidade de Santa Cruz

E apesar da Montes também possuir vinhedos nos vales Aconcágua, Curicó, Itata e Maule, o Vale de Apalta é seu verdadeiro lar.

Viña Montes foi eleita a sétima melhor vinícola do mundo em 2023 pela World´s Best Vineyards Awards.

A Montes foi uma das pioneiras a explorar o ‘terroir’ dessa região que tem clima estável e equilibrado o ano todo, perfeito para o cultivo de uvas que, aqui, passam por um processo de maturação mais lento e completo.

É muito importante citar que a Viña Montes é o resultado bem-sucedido de esforços nacionais, sem a participação de joint ventures ou consultorias estrangeiras. Todos os vinhos produzidos na Viña Montes são 100% chilenos.

Além de produzir vinhos premium e ultra premium, como os famosos Montes Alpha M., Montes Folly, Purple Angel e Montes Alpha, a visita à Viña Montes é uma experiência única e inesquecível.

Bete Yang, Viña Montes

A belíssima adega funciona como uma espécie de teatro para esses importantes atores, que permanecem repousando ao som de cantos gregorianos famosos até atingir sua “maioridade”.

Bete Yang, adega Viña Montes

O projeto da vinícola foi criado conforme os princípios do Feng Shui, incorporando água, metal e madeira para garantir harmonia entre os elementos básicos (fogo, terra, ar e água). Tudo pensado para aumentar a qualidade dos vinhos.

Por todos os lados você verá figuras de anjos. Tanto na decoração quanto nos rótulos dos vinhos, proteção para a vinícola e visitantes.

Os rótulos são obras do ilustrador britânico Ralph Steadman. E os anjos da decoração são confeccionados pelas mulheres artesãs de Apalta.

Viña Montes tem um restaurante, o Fuegos de Apalta, comandado pelo famoso chef argentino Francis Mallmann.

Bete Yang, Fuegos de Apalta, Viña Montes

A visita tem uma degustação dentro dos vinhedos, passeio pelas belas instalações, adega com canto gregoriano e outra degustação no prédio principal.

Tivemos a sorte de compartilhar a visita com um simpático casal jovem de advogados da nossa Curitiba.

Montes Outer Limits Albariño 2024

Montes Outer Limits Albariño 2024

Os vinhedos destinados a produzir o vinho Montes Outer Limits com a uva Albariño estão situados a uns 7 km da costa do balneário de Zapallar, sendo um dos únicos vinhedos pertencentes a Denominação de Origem Zapallar dentro da zona mais costeira da Região de Aconcágua.

Foi uma experiência maravilhosa tomar este vinho refrescante em uma tarde quente, embaixo dos vinhedos da Viña Montes, acompanhados pelo casal curitibano.

O teor alcoólico é de 12.5%.

O vinho tem cor amarelo palha brilhante, com aromas expressivos e elegantes de pimenta verde fresca, toranja e goiaba branca.

No paladar, essas notas são reforçadas com uma sensação fresca, acompanhada de um volume elegante. Sua persistência prolongada deixa sabores sutis que convidam a saborear mais uma taça.

Montes Alpha Merlot 2021

Montes Alpha Merlot 2021

Este vinho é elaborado 100% com uvas Merlot no vale de Colchagua. O teor alcoólico é de 14,5%.

Apresenta cor vermelha carmim.

Os aromas são potentes, com notória presença de frutas pretas e vermelhas maduras, como amoras, figos e ameixas em calda, com notas de pimenta preta, tabaco e couro.

Em boca é estruturado, equilibrado, com taninos suaves e redondos.

 

 

 

 

Montes Outer Limits Cinsault 2023

Montes Outer Limits Cinsault 2023

Este é elaborado 100% com uvas Cinsault no Vale de Itata.

O teor alcoólico é de 13,5%.

Apresenta cor vermelha brilhante de intensidade média. Os aromas são de frutas vermelhas como framboesa, com notas herbais.

Em boca é um vinho fresco, com equilíbrio de taninos e acidez.

É um vinho muito agradável de beber.

 

 

 

Montes Folly 2020

Montes Folly 2020

Vinhaço elaborado 100% com uvas Syrah nas colinas mais altas dos vinhedos em Apalta, no Vale de Colchagua. Por essa razão, essas uvas possuem mais cor, taninos e sabores, fazendo do Montes Folly um vinho ricamente complexo e poderoso.

As uvas são colhidas manualmente e selecionadas em mesas específicas para esse fim.

Robusto e bem equilibrado este rótulo é considerado pela vinícola como um Syrah premium que recebeu 94 pontos no Alistair Cooper MW – 2023. Um vinho de qualidade superior e ótimo potencial de guarda.

O teor alcoólico é de 15%.

Apresenta cor vermelho rubi intenso. Os aromas são elegantes, de mirtilo e groselha, com notas de chocolate e um torrado sutil.

Em boca é robusto e bem equilibrado, com taninos macios e um final de boca longo e agradável.

O vinho agradou tanto que pedimos até “um chorinho”, mais um pouquinho na segunda taça.

Harmonizou perfeitamente com os assados de tira, legumes na brasa do restaurante Fuegos de Apalta, do chef Francis Mallmann.

Tim tim!

Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 é membro do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 250 (duzentas e cinquenta) vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania. 

Fotos: Bete Yang e internet

Comentários

3 Comments

  1. Helio Sugai 14 de julho de 2025 at 17:29 - Reply

    Delícia de matéria!!
    Parabéns!!

  2. Vanderlei 15 de julho de 2025 at 15:29 - Reply

    Bete! Parabéns pelo trabalho!

  3. Sater 19 de julho de 2025 at 12:28 - Reply

    Muito boa apresentação da Bodega. Estimula a visita.
    Parabéns

Leave A Comment