A 1ª Edição do CWB Wine Festival ocorreu entre os dias 1º e 3 de agosto de 2025 no Piso L4 do Shopping Pátio Batel. O evento contou com opções de degustações de mais de 200 rótulos distintos de vinhos nacionais e do Exterior distribuídos em stands de vinícolas e de diversas empresas distribuidoras.
A curadoria foi assinada pela sommelière e jornalista Elis Cabanilhas.
No dia 1º foram feitas várias master classes com apresentações especiais e degustações.
Dia 2, pela coluna Wine Not?! estivemos na feira dos expositores para degustar alguns vinhos das vinícolas, aqui descritos.
Espumante argentino da Vinícola Norton

Este espumante é elaborado 100% com uvas austríacas Grüner Veltliner nos vinhedos argentinos da Norton, em Mendoza.
O teor alcoólico é de 11,7%.
Apresenta cor amarelo pálido.
O nariz exibe aromas de pêssego, pera e maçã verde.
No paladar, é elegante, fresco, com perlage fina, delicada e constante.
Em boca é muito saboroso.
Harmoniza com aperitivos, mariscos e peixes magros.
Espumante brasileiro da Vinícola Salton, Evidence Cuvée Brut Rosé

Este é elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir, cultivadas na região da campanha Gaúcha pela Vinícola Salton.
O teor alcoólico é de 12%.
Apresenta tons de cereja delicado e vivo.
Seus aromas combinam frutas vermelhas frescas e maduras, com um toque de pão tostado e mel. É um espumante cremoso, de sabor marcante e com suave persistência.
Harmoniza com frutos do mar e sobremesas.

Vinícola Salton.
Espumante brasileiro da Vinícola Legado, Flair Cuvée Leticia Nature

Elaborado 100% com uvas Viognier pelo método tradicional na Legado na cidade de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná.
É uma homenagem aos 18 anos da Leticia, filha da fundadora da Vinícola.
O teor alcoólico é de 12%.
Apresenta cor amarelo claro.
Os aromas são de pêssego branco e croissant
Em boca é fresco, vivo, com sabor de frutas secas e nozes.
Harmoniza com aperitivos, frutos do mar e sobremesas.
Espumante brasileiro da Vinícola Otto, Blanc de Blanc Brut

Este espumante é com uvas Chardonnay, Viognier, Trebbiano e Riesling, produzido na região de Faria Lemos e Nova Prata, no Rio Grande do Sul.
A Vinícola Otto nasceu em 2022 no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, idealizada pelos sócios André, Fabiano e Gisele Valduga, descendentes de viticultores com raízes centenárias na região. A marca traz autenticidade e atitude, inspirada pelo número oito (palíndromo, infinitude), simbolizando a força e resiliência do projeto, especialmente após as enchentes de 2023.
O teor alcoólico é de 12%. Apresenta cor amarelo palha claro, brilhante, com perlage fina, abundante e coroa permanente.
Os aromas são intensos, persistentes, florais com frutos secos, amêndoas, pêssego branco e maçã.
Em boca é leve, delicado, elegante de acidez firme, fresco e longa persistência.
Harmoniza com queijos, frescos, delicados, carnes brancas e curadas, massas com molhos leves e frutos do mar.

Fabiano Valduga, no stand da Vinícola Otto.
Sauvignon Blanc brasileiro da Vinícola Vivalti

Este vinho branco é feito com uvas Sauvignon Blanc na região de São Joaquim, na Serra Catarinense, pela Vinícola Vivalti.
O teor alcoólico é de 12,5%.
Apresenta coloração amarelo palha.
No olfato revela intensas notas tropicais, ervas frescas e um toque mineral.
Em boca apresenta deliciosa textura, com final refrescante e muito persistente.
É elaborado com as mínimas intervenções possíveis sempre buscando vinhos mais autênticos e que expressem a natureza do terroir.
É um vinho que harmoniza muito bem com saladas, ceviches, ostras ou mexilhões, excelente com sushi e sashimi.
O proprietário da Vinícola, Vicente Donini, é uma pessoa adorável e é o segundo (da esquerda para direita) que aparece na foto ao lado de Paul Tudgay da Rootstock Vinhos.

Da esquerda para a direita: Paul Tudgay e Vicente Doninie com Bete Yang, a última na foto.
Viognier brasileiro da Vinícola Legado

Este vinho é elaborado com uvas Viognier na região de Campo Largo, Paraná, a 1.040 metros acima do nível do mar
Originária da região do Vale do Rhône, na França, a uva Viognier é conhecida por produzir vinhos brancos aromáticos, com corpo e notas florais exuberantes. Exige manejo cuidadoso no vinhedo e, quando bem conduzida, entrega vinhos expressivos, com textura sedosa e frescor equilibrado.
O teor alcoólico é de 12%. Apresenta cor amarelo claro brilhante.
Os aromas são de pêssego, damasco e notas florais com um toque delicado de mel, somados ao ligeiro amadeirado e à manteiga, evoluem agradavelmente para frutas secas.
Em boca apresenta corpo médio, com perceptível mineralidade, confirmando os aromas e com boa persistência.
Recebeu os prêmios Wines of Brazil Awards 2020 – Medalha de Ouro e Wines of Brazil Awards 2024 – Medalha de Ouro.

Vinícola Legado.
Sauvignon Blanc neozelandês da Vinícola Cloudy Bay

Este vinho Cloudy Bay é 100% uvas Sauvignon Blanc da região de Marlborough, no Extremo Norte da Ilha do Sul da Nova Zelândia. Estive em 2017 na Vinícola e fiquei encantada com este vinho.
O teor alcoólico é de 13,5%. Apresenta cor amarelo palha.
Os aromas são de frutas cítricas como limão, frutas de caroço como pêssego, frutas tropicais como maracujá, com toque herbáceo e floral.
Em boca tem corpo leve para médio, frutado que remete a frutas tropicais e frutas de caroço com nuances minerais, boa estrutura, acidez vibrante, agradável frescor
Harmoniza com pratos leves, carnes brancas, molhos a base de frutas cítricas, azeite, ervas frescas, queijos cremosos. Vai muito bem com anchova grelhada com molho de maracujá, ravióli de bacalhau à marinara, fondue de queijo, risoto de frutos do mar, ceviche de peixe branco, penne ao molho de camarão.
Pinot Noir brasileiro da Vinícola Otto

Vinho gaúcho elaborado 100% com uvas Pinot Noir, na região de Faria Lemos e Nova Prata, e é muito delicioso.
O teor alcoólico é de 13%. Apresenta cor pêssego, luminosa e brilhante.
Os aromas lácteos são unem aos frutos vermelhos como morango e framboesa, criando uma combinação olfativa suave e convidativa.
Em boca, a untuosidade e a textura sedosa proporcionam uma experiência equilibrada e refinada, onde cada gole revela nuances que fazem deste rosé uma escolha surpreendentemente elegante e agradável.
Foi premiado no concurso Brazil Wine Challenge em 2002 com medalha de Prata.
Harmoniza com pratos frios como ceviche, sushi, cuscuz marroquino ou salada caprese. Também com petiscos, canapés e iguarias como bolinhos de bacalhau e arroz, coxinhas, pastéis, linguiça calabresa e queijos variados.
Tannat Reserva uruguaio da Vinícola Garzón

100% com uvas Tannat da região de Maldonado, Uruguai, na Bodega Garzón.
O teor alcoólico é de 14%.
Apresenta cor rubi intenso com reflexos violáceos.
Os aromas são de frutas vermelhas como cerejas e framboesas, com notas de frutas pretas como amoras, além de toques de baunilha, especiarias e café.

Degustando o Tannat da Garzón com a turma da World Wine.
Em boca tem médio corpo, com equilíbrio impressionante entre a riqueza de taninos, muito aveludados, e a potência dos sabores frutados.
Harmoniza com carnes grelhadas e assadas, massas recheadas com molho de tomate, polenta com ragu de carne vermelha, além de embutidos e queijos duros.
Gosto muito deste vinho!
Marselan Tannat brasileiro da Vinícola Salton

Domenico Campanha é um vinho tinto emblemático, inspirado na região de origem das uvas selecionadas para seu corte: a Campanha Gaúcha.
É elaborado com uvas Marselan e Tannat.
O teor alcoólico é de 13%. Apresenta cor rubi brilhante.
Os aromas são de amora, mirtilo, cereja e geleia de morango, além de notas sutis de baunilha e especiarias.
Em boca tem corpo médio, elegância, taninos aveludados e acidez equilibrada.
Harmoniza com carnes vermelhas assadas ou massas com molhos vermelhos. Mas a dica é sempre explorar os seus sentidos e buscar a harmonização que mais combina com você.
Syrah brasileiro da Vinícola Maria Maria

Este vinho é elaborado 100% com uvas Shiraz na Fazenda Capetinga, Boa Esperança, Minas Gerais, pela Vinícola Maria Maria.
Na tradicional região cafeeira do Sul de Minas Gerais, berço de uma família apaixonada e orgulhosa em produzir os melhores grãos, nasceu o vinho Maria Maria. A ideia do nome Maria Maria veio através da amizade de proprietário com o músico Milton Nascimento, seu conterrâneo.
O cultivo das videiras seguiu o princípio de excelência empregado nos cafezais. Buscaram-se condições climáticas ideias para amadurecimento e colheita de suas uvas durante o outono e o inverno do Sudeste brasileiro, época do ano mais seca e com maiores amplitudes térmicas entre os dias e as noites.
O teor alcoólico é de 14,6% para a safra de 2023. Apresenta cor vermelho rubi vivo, límpido e brilhante.
Os aromas são ricos em frutas vermelhas e negras, jabuticaba, com toque de couro e especiarias.
Em boa tem bom corpo, taninos macios, acidez equilibrada e retrogosto longo.

Glauco Fürtenberger, da Vinato, que comercializa esse vinho, com Bete Yang.
Conquistou medalha de ouro e 96 pontos na Decanter World Wine Awards 2025 (DWWA), a maior e mais influente competição de vinhos do mundo. Realizada anualmente em Londres, a DWWA é reconhecida por sua rígida avaliação técnica, conduzida por um júri internacional composto por mais de 240 especialistas, incluindo Masters of Wine, Master Sommeliers e alguns dos nomes mais respeitados da crítica enológica mundial.
Classe: Nobre
Classificação: Seco
Volume: 750 ml
Amadurecimento: Amadurecimento em garrafa desde julho de 2024.
Temperatura: 14º a 16ºC
Potencial de guarda: 6 a 8 anos
Visual: Vermelho rubi vivo, média profundidade, límpido e brilhante.
Olfato: Ótimo aroma, rico em frutas vermelhas e negras, jabuticaba, toque leve de couro e especiarias.
Em boca, apresenta bom corpo, taninos macios, acidez equilibrada e retrogosto longo.
Syrah e Cabernet Sauvignon chileno da Vinícola Morande

Este blend é elaborado com 60% de uvas Cabernet Sauvignon e 40% de uvas Syrah, na região de Maule, Vale do Maipo, Chile.
O teor alcoólico desse vinho da Vinícola Morande é de 14%.
Apresenta cor vermelho granada com reflexos violáceos.
Os aromas são de framboesas, amoras, cassis, chocolate amargo e especiarias como canela.
Em boca tem taninos abundantes e aveludados, boa estrutura e longa persistência.
Harmoniza com pratos de carne grelhada e queijos maduros.
Malbec argentino da Vinícola Doña Paula

Este vinho é elaborado 100% com uvas Malbec do Vale do Uco, região de Tupungato, Argentina
O teor alcoólico é de 14%.
Apresenta cor violeta intensa.
No nariz os aromas são de frutas negras, violetas e especiarias.
Em boca tem ótimo equilíbrio, frescor, estrutura média, taninos macios e final persistente.
Harmoniza com bife de contrafilé, manteiga com chimichurri, batatas fritas com ervas e tomates assados.
Blend chileno da Vinícola Vik, La Piu Belle

La Piu Belle, a deusa de Millahue. É um blend voluptuoso, complexo, intenso, elegante e fresco.
É um blend com 44% uvas Carménère, 41% uvas Cabernet Sauvignon, 14% uvas Syrah e 1% uvas Merlot
La Piu Belle é um vinho brilhantemente e intenso da ViK Wine. As uvas Carménère mostram seu lado elegante e complexo que preenche a boca.
O teor alcoólico é de 14,5%. Apresenta cor rubi profundo.
Os aromas são intensos de frutas negras, flores, especiarias, café e amêndoas.
Em boce é complexo e elegante, destacando-se seu frescor, em acidez perfeita e equilibrada. É um vinho muito macio, taninos redondos e sutis, corpo firme com um acabamento agradável e longo.
Harmoniza com filé de carne recheado com queijo de cabra, acompanhado de nhoque de abóbora e sálvia, peito de pato defumado e salmão grelhado.
Vinho muito bom.
Blend brasileiro da Bodega Constantini, Enigma

É um blend de uvas Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah e Tannat, elaborado pela Bodega Constantini, nos vinhedos de Porto Amazonas, Paraná.
As raízes são argentinas em terroir brasileiro.
A Bodega Costantini resgatou as origens da paixão pelo vinho, que há mais de 100 anos iniciou o cultivo de uvas, em San Juan, Argentina. A família estabelecida no Brasil há décadas, atua com a produção de maçãs desde os anos 80, mas nos anos 2000 resolveu retomar a tradição na produção de uvas e vinhos. Os dois vinhos da primeira safra comercializada já obtiveram medalha de ouro no prestigiado concurso Vinalies 2024, na França.
O Enigma tem este nome pois a participação de cada uva neste blend é de conhecimento somente dos enólogos, bem ao estilo europeu, onde o foco está em criar um vinho com uma tipicidade única.
O teor alcoólico é de 13,5%. Apresenta cor vermelho rubi.
Os aromas são de frutas vermelhas, doce de leite, café, com toque de tostado.
Em boca apresenta taninos macios, médio corpo, acidez equilibrada e persistência.
Harmoniza com carnes vermelhas assadas e grelhadas, e neste caso a dica vai para algo tradicional argentino, uma suculenta parrilla, bife ancho e massas com molhos a base de tomate, risotos, empanadas, pizzas e tabua de frios.
Pinot Noir neozelandês da Vinícola Cloudy Bay

É elaborado 100% com uvas Pinot Noir na região de Marlborough, no Extremo Norte da Ilha Sul da Nova Zelândia.
O teor alcoólico é de 13,4% para a safra de 2021.
Apresenta cor rubi brilhante.
Os aromas são de frutas pretas maduras como amoras, cerejas, com toque floral e mineral.
Em boca tem corpo leve para médio, frutado, taninos sedosos, acidez média e agradável frescor.
Harmoniza com carnes vermelhas assadas ou cozidas, carnes brancas mais intensas, molhos à base de frutas pretas e vermelhas, azeite, manteiga, ervas frescas ou queijos. Dicas: magret de pato, atum selado com gergelim, peru assado, sanduíche de pastrame, nhoque de batata com molho de manteiga, sálvia e nozes.
Chianti italiano da Vinícola Frescobaldi

O vinho Frescobaldi Castiglioni Chianti é um rótulo da Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG) de Chianti, Itália. Elaborado pela Frescobaldi, com a uva Sangiovese e um toque de Merlot, oriundas de vinhedos localizados na região vitivinícola da Toscana.
O teor alcoólico é de 13% para a safra 2019. Apresenta coloração rubi intensa com reflexos violáceos.
No nariz revela aromas de frutas vermelhas, como cereja, groselha e framboesa, além de notas florais, como de violeta.
Em boca é vivo, macio e envolvente, com final logo e persistente.
Harmoniza com pappardelle com molho de carne, frango assado, tiras de carne com legumes e queijo meia cura.

Bete Yang com Leo Mendonça (à direita), sommelier do Madero Prime.
Tim tim!
Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 é membro do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 250 (duzentas e cinquenta) vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania.
Fotos: Bete Yang e internet







Parabéns pela matéria Bete! Ótimo evento. Aguardamos as próximas edições da CWB Wine Festival.
Bete
Mais um texto fantástico sobre vinhos desta brilhante Engenheira do VinIEP. Abraço.